Quando se fala de construir ou reformar uma casa ou apartamento, uma dúvida que geralmente surge é: qual o melhor tipo de revestimento? Por isso, preparamos este conteúdo especialmente para te ajudar a revestir sua parede gastando pouco. Logo abaixo, você confere opções incríveis, mas antes, conheça qual é a mais adequada para quem quer economizar.
Melhor material para quem não quer gastar muito
Hoje em dia, o material mais recomendado para o revestimento de uma parede é o rodapé de EVA, já que o item é fácil de instalar e de baixo custo. Além disso, é fácil de lavar, e ainda, é imune a pragas. Mas, qual modelo escolher?
Rodapé: qual modelo escolher?
É importante lembrar, antes de mais nada, que o rodapé pode ser usado tanto para criar um efeito de moldura no seu cômodo, deixando o ambiente muito mais elegante, como também pode criar aspectos de ilusão, que faça a sua casa parecer maior ou mais alta. Interessante, não? Você vai poder fazer isso com as dicas a seguir:
Pé direito alto (aproximadamente 2,70m)
O pé direito de uma casa se refere a altura da parede, ou seja, se os cômodos são altos e espaçosos na vertical, você pode aproveitar o espaço para usar um rodapé alto e trabalhado, assim como também pode complementar a decoração com roda meio ou boisere.
Pé direito baixo (aproximadamente 2,30m)
No caso da parede da sua casa ser mais baixa, você pode usar o rodapé para criar uma ilusão e fazer com que ela pareça maior e, ainda, dar sensação de que não há a divisão do espaço entre o rodapé e o local instalado. Essa técnica é feita ao colocar o acessório da mesma cor da pintura, ou a mais semelhante possível.
Para aumentar cômodos pequenos
Agora, caso ao invés de deixar a parede parecendo mais alta, você prefira deixar o cômodo mais largo, com a ilusão ótica de que o local é maior do que realmente é, você pode usar o efeito reverso. Com um rodapé pequeno, você o instala de uma cor igual ou muito semelhante à do chão, para fazer parecer que o piso vai além do que realmente é.
Agora que você conferiu todos os detalhes sobre o acessório de EVA, continue a leitura e veja outras opções.
Papel de parede: estilo ao ambiente
Os papeis ou adesivos de parede são bonitos e sofisticados, dando uma ideia de cuidado à sua casa. As estampas de plantas e flores são as mais cobiçadas, por manter um visual leve, tranquilo e acolhedor, sem deixar o estilo e a sofisticação de lado. Você também pode conferir as melhores cores para decorar a sua sala.
Roda meio ou boiserie: opções certeiras
O roda meio e o boiserie nada mais são do que acessórios que servem como molduras. São muito utilizados como itens de decoração, para deixar a parede mais elegante. São muito usados em casas com pé direito alto, com a ideia de deixar o cômodo mais sofisticado. Você também pode conferir nossas dicas de como usar um boiserie na decoração.
Fotos e quadros: deixe tudo mais pessoal
As fotos são registros de momentos marcantes e, por isso, revisitá-los é sempre uma viagem agradável e acolhedora. A realidade é que, além disso, usar quadros na decoração da casa também é uma boa opção. Por fim, o uso das lembranças e momentos especiais são excelentes para deixar seus laços pela casa, assim, o seu ambiente se torna muito mais acolhedor.
Roda tetos: opções simples
A utilização de roda tetos é muito importante por dois motivos: dar um acabamento para a sua parede e também deixá-la elegante. Lembrando que você também pode usar a ideia de incluir o acessório em uma cor semelhante com a da parede para dar mais amplitude ao ambiente. Confira o nosso post com as dicas de que cor pintar o seu roda teto.
Rodapés de sobrepor: perfeito para reformas
Os rodapés de sobrepor são perfeitos para quem procura soluções fáceis, nesse caso, por exemplo, não é preciso quebrar o chão ou tirar algum item já existente, evitando que você tenha que lidar com a sujeira da reforma. Como eles são feitos especialmente para isso, com o acabamento certo o seu rodapé fica discreto e é imperceptível a presença de outro abaixo dele.
Painel ripado: opção elegante
O painel ripado se tornou muito famoso ao longo dos anos, por dar um acabamento sutil e elegante. Você pode usar o item de forma vazada para esconder fios ou rachaduras, ou até mesmo como decoração na parede ou teto. Esse tipo de acessório é ótimo para ser usado na vertical, dando a sensação de que a sua parede é mais alta, ou na horizontal, dando a sensação de que a sua casa é maior.
Você pode usá-lo em inúmeras cores, modelos, tamanhos e inovar cada vez mais. Você pode conferir o nosso post sobre como usar um painel ripado na sua sala, para entender melhor sobre o assunto.
Prateleiras e nichos: capriche na última etapa
Para completar a sua decoração, você pode apostar em nichos e prateleiras. Aproveite esse espaço para adicionar itens coloridos, como plantas, flores, vasos, livros e porta-retratos. Decore o local com a sua personalidade, sem precisar gastar muito, permita que sua alma transparecer na decoração, deixando ela muito mais pessoal e acolhedora para quem mora e para quem visita.
Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a entender mais sobre como revestir a parede gastando pouco. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos que também estão pensando em fazer uma construção ou uma reforma. Aproveite e confira também nossas dicas de como usar iluminação com painel ripado. Até a próxima!