Apesar de muitas vezes não receber tanta atenção, o teto de um banheiro pequeno possui um papel muito importante na decoração geral. Por isso, planejar bem, determinar as cores, materiais, texturas e relevos que você deseja usar, é algo muito relevante na hora de garantir a formação de contrastes e a sensação de um ambiente espaçoso, confortável e bem organizado.
O que usar no teto de banheiro pequeno?
Tratando-se de acabamentos e dos tipos de roda teto modernos para banheiro, uma das primeiras coisas que é preciso considerar é a umidade presente de forma constante nesse espaço. Por isso, ao preparar essa lista com algumas indicações de roda teto, consideramos a resistência à água e a umidade de cada opção. Confira agora as dicas de acabamento, cor, materiais e amplitude!
1. Roda teto de EVA autocolante
Assim como os rodapés, os roda tetos emborrachados EVA vem conquistando o coração das pessoas em função de sua aplicação simples, alta durabilidade e preço baixo. Hoje esses itens são encontrados em diferentes tamanhos, podendo variar de 4 até 15 centímetros.
Os produtos da Meu Rodapé são autocolantes, possibilitando que você mesmo faça a aplicação de forma simples e rápida. Além disso, eles são fáceis de limpar, e aceitam pintura. Por serem vendidos em rolos, são opções fáceis de transportar, e flexíveis, facilitando a aplicação em paredes curvas.
2. Teto colorido
Para quem deseja repaginar o banheiro e fugir do habitual estilo de pintura – que replica no teto a mesma cor das paredes –, existe uma alternativa simples e moderna de decoração que consiste em pintar o teto do cômodo com uma tonalidade diferente, ou até mesmo oposta das demais!
O mais legal é escolher cores claras e vivas, para que até aqueles que não tem o costume de olhar para cima neste cômodo, notem o detalhe. Essa tendência vem ganhando cada vez mais destaque, e chama a atenção de pessoas que pensam fora da caixa. Caso seja essa a sua escolha, evite cores escuras, e invista em uma tinta com resistência à umidade.
3. Pendentes para banheiro
Apesar de serem frequentemente associados à decoração de espaços como salas de estar, cozinha e áreas externas, os pendentes colaboram para a construção de um visual incrível no banheiro, e vem sendo cada vez mais usados nesse espaço!
As lâmpadas amareladas contribuem para a construção de um ambiente aconchegante, e é mais confortável aos olhos. Contudo, esse efeito acolhedor pode ser bem aproveitado ao combinar a cor fria na iluminação geral, e lâmpadas de cor quente em pontos estratégicos, como em um pendente próximo ao espelho.
4. Plantas suspensas no teto
Para despertar sensações de leveza e tranquilidade, trazendo um ar natural para os banheiros pequenos, vale a pena investir em plantas suspensas no teto. Isso pode ser feito através de suportes de macramê, madeira, palha e outros materiais pendurados por ganchos, ou até mesmo em alguns modelos modernos de pendentes que acompanham suportes para plantas!
Se você gosta do efeito emoldurado dos roda tetos nos ambientes, experimente complementar o visual desse espaço com roda meios e molduras boiseries de EVA auto colantes encaixados do meio da parede para baixo. Lembrando que esses produtos recebem tintura, assim, podem ser pintados com a mesma cor da parede para favorecer ainda mais o efeito emoldurado!
5. Roda teto negativo
Conhecido também como roda teto invisível, ou roda teto flutuante, esse detalhe de decoração funciona de forma oposta à maioria dos roda tetos que conhecemos.
Nesse caso, ao invés de adicionar um revestimento na superfície do teto, é aberto um espaço para dentro da parede, formando entradas no seu entorno. Essas entradas criam uma moldura negativa ao redor do teto, que ainda pode ser enriquecida com a inserção de uma fita LED para um acabamento surpreendente e sofisticado!
Quais cores e objetos usar no teto de banheiro?
Após determinar o material do seu roda teto, é importante criar harmonia entre o acabamento, as cores, e os elementos presentes, a fim de que todos os detalhes construam juntos uma sensação de amplitude. Por isso, veja agora as dicas que envolvem materiais, cor e espaço.
Aposte em cores claras
Quando o objetivo for criar uma sensação de amplitude nos espaços pequenos, vale a pena investir em cores claras, e que façam parte da mesma paleta de cor. Nesse caso, as cores mais indicadas para aumentar um espaço são: branco, bege, cinza, azul-claro, e outras cores neutras que se aproximam dessa paleta.
Nesse caso opte por um roda teto que pode ser pintado para deixá-lo na mesma cor. Aqui em nosso blog há um post super completo com ideias de cores para pintar o roda teto, aproveite e confira!
Escolha vidro transparente para o box
Quando o banheiro não possui muito espaço, existem diversos truques para torná-lo mais amplo. Optar por um box de vidro transparente é mais um deles. Além de causar a sensação de amplitude ao permitir a visualização através do vidro, esse tipo de box valoriza a decoração interna do banheiro, levando a atenção dos olhos para as paredes, piso e teto.
Invista em espelhos
Seja dentro do banheiro ou fora dele, adicionar espelhos grandes e em pontos estratégicos causa a impressão de que os espaços são maiores. Nesse caso é importante lembrar que cada formato de espelho tem uma função diferente. Assim, quando a intenção for ampliar a altura, invista nos modelos verticais, e quando for mais conveniente aumentar a largura, nos horizontais.
Opte por móveis com linhas retas e cores neutras
Seguindo tudo que viemos falando até aqui, assim como no teto e nas paredes, aplicar as cores neutras também nos móveis é muito positivo para toda a construção de um espaço mais clean, e amplo no banheiro. Móveis com linhas retas trazem uma sensação de continuidade, por isso, ao encontrar detalhes de linhas ou desenhos nos móveis, dê preferência a linhas retas.
Essas foram as nossas dicas e ideias para decorar teto de banheiros pequenos, trazendo maior sensação de amplitude! Esperamos ter ajudado seu projeto. Para mais dicas de decoração, combinações e tendências, continue acompanhando as postagens do blog.
E se você deseja conferir algumas ideias econômicas de decoração, complemente a leitura de hoje e confira nosso post DIY para a casa com 12 ideias de decoração para fazer você mesmo!