Na hora de construir ou reformar uma casa ou apartamento, muitas pessoas acabam se esquecendo do teto. Mas saiba que uma atenção especial a essa parte do ambiente faz total diferença na decoração.
O roda teto, por exemplo, é uma estrutura instalada na junção entre o teto e a parede, que lembra uma moldura, assim como o rodapé. Ele serve para dar um acabamento na parede, além de oferecer um clima mais aconchegante e acolhedor para o cômodo. Ele pode ser de gesso, EVA, madeira, PVC, isopor, dentre outros materiais.
Cada opção tem suas características que variam na dificuldade de instalação, no valor, na beleza e na durabilidade. Essa é uma excelente opção para adicionar traços de elegância e modernidade nos cômodos.
Se você quer saber mais sobre os tipos de roda teto que existem e qual a melhor opção para o seu projeto, acompanhe o post abaixo!
Tipos de roda teto: conheça 8 opções
Existe uma grande variedade de materiais e estilos de roda tetos. Se você está em dúvida de qual escolher, nós apresentamos abaixo os mais conhecidos e suas principais características, confira!
1. Roda teto de EVA autocolante
Começamos nossa lista com o roda teto autocolante, uma opção econômica e bem prática para aplicar! Você mesmo pode instalar, sem sujeira, sem ferramentas pesadas e sem precisar de mão de obra especializada.
O EVA é um material bastante resistente e flexível, sendo adaptável para ambientes com curvas. É também resistente à água e não mofa, você pode lavar ou limpá-lo quando for preciso.
Além disso, você tem a opção de pintar a peça com as cores que preferir, para combinar com os tipos de decoração da parede ou do forro. É um acabamento que fica impecável e ajuda a esconder as pequenas imperfeições que possam existir no limite do teto e da parede.
Leia também: Que cor pintar o roda teto? Veja ideias inspiradoras.
2. Roda teto de gesso
O roda teto de gesso é um dos modelos mais conhecidos. Ele é muito utilizado por combinar com o forro do mesmo material.07
Tem uma estrutura resistente, além de ter formatos diferentes, se encaixando com muitos estilos de decoração: mais retos, arredondados, variados tipos de sanca (aberta, fechada, invertida) e alturas.
Ele também é fácil de instalar, mas é preciso de mão de obra especializada. É importante se atentar que, para locais úmidos, como banheiros ou lavabos, e áreas externas, usa-se um gesso mais resistente.
3. Roda teto de madeira
Para ambientes que seguem um estilo mais rústico, o roda teto de madeira é uma alternativa bonita para combinar com o restante da decoração. É também a escolha ideal para cômodos com forro de madeira.
Entretanto, ele apresenta algumas limitações de uso. A principal delas é que o roda teto de madeira não deve ser instalado em locais úmidos, como banheiro, cozinhas e áreas externas, pois é um material que não é resistente à água.
Outro ponto negativo é a sua manutenção: é preciso ficar atento à proliferação de cupins e bactérias para a peça não começar a apodrecer e a acumular pragas.
4. Roda teto de PVC
O roda teto de PVC é uma outra opção econômica e vai muito bem com forros feitos com o mesmo material.
O PVC é um material leve que pode ser moldado em diferentes formatos. Por isso, existem diversos modelos para escolher qual combina mais com a sua decoração.
Para conferir: Como revestir a parede gastando pouco? Veja dicas essenciais!
5. Roda teto de isopor
O roda teto de poliestireno, popularmente conhecido como isopor, é uma opção que combina com vários tipos de decoração.
É um material que possui baixa absorção de água e é resistente a umidade, podendo ser usado em áreas úmidas internas e externas, sem o perigo de embolorar ou mofar.
É rápido e fácil de instalar! Qualquer pessoa que goste de colocar a mão na massa consegue aplicar o roda teto de isopor. A sua principal desvantagem é o seu valor de mercado, que costuma ser mais caro do que o gesso.
6. Roda teto de poliuretano
Essa é outra opção conhecida pelo seu valor acessível. O poliuretano é um tipo de plástico de alta densidade e flexibilidade, o que ajuda a diminuir a possibilidade de rachaduras ou trincas durante a instalação do acabamento.
O roda teto de poliuretano pode também ser produzido em diferentes tamanhos e modelos, além de aceitar pintura.
Qual o valor para colocar roda teto?
Quando pensamos em construir ou reformar, logo associamos que os acabamentos serão caros e que vamos ter ainda mais gastos com materiais.
Mas calma, nem sempre isso é verdade! Existem produtos com ótimo custo-benefício, que não deixam de lado a beleza e o conforto que você está buscando para seu lar.
O roda teto de EVA, por exemplo, você pode pagar menos de R$ 20,00 por metro. É uma opção que não tem custo adicional com mão de obra para instalar e nem aquela sujeira toda de uma reforma. Vale muito a pena, e você ainda transforma os espaços com a decoração.
Agora que você já conhece alguns tipos de roda teto, inspire-se nessas dicas e veja qual combina mais com a sua decoração. Pense na economia e na praticidade de aplicação, combinando esses dois elementos, você vai ficar feliz ao tirar seu projeto do papel.
Como escolher o roda teto?
Agora que já conhecemos os principais tipos de roda teto, você pode ter ficado com dúvidas de como escolher esse acabamento. Por isso, separamos aqui algumas dicas, confira:
- Escolha materiais resistentes ao local de aplicação: lugares externos e úmidos exigem rodapés resistentes para não mofar e se deteriorar com o tempo;
- Considere o estilo de decoração: modelos mais retos são mais modernos e atuais, já os com acabamento arredondados remetem ao estilo clássico;
- Analise o custo-benefício: alguns roda tetos podem ter o valor do metro mais em conta do que outros, mas é preciso colocar também na ponta do lápis os custos com instalação e limpeza pós-obra;
- Fácil manutenção: materiais difíceis de limpar ou que racham ficam com aparência que podem prejudicar a decoração futuramente, opte pelo tipo de roda teto lavável e que não trinque;
- Opção de personalização: estamos sempre querendo mudar as cores das paredes ou tetos, não é mesmo? Por isso, é ideal que o rodapé acompanhe as mudanças. Escolha opções que aceitam tintas e possam ser personalizadas.
Existe diferença entre roda teto e sanca?
Sim, existe diferença: a sanca é um tipo de moldura para o teto, porém com maior complexidade na estrutura. Geralmente, são acompanhadas com espaços estratégicos que contam com itens de iluminação.
Já o roda teto é um tipo de acabamento mais simples e linear que ocupa somente o limite entre o teto e a parede.
Agora que você já conhece alguns tipos de roda teto, inspire-se nessas dicas e veja qual combina mais com a sua decoração! Aproveite para continuar navegando pelo blog! Por aqui, temos dicas incríveis de combinações, decorações e tendências residenciais!