Pular para o conteúdo
meu rodape
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Tipos de roda teto: conheça os modelos modernos

  • Como Decorar
  • 05/04/2022
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Você está em busca de um acabamento moderno e versátil, produzido com materiais de alta qualidade e que pode ser adequado perfeitamente à decoração da sua casa?

Se a resposta é sim, está no lugar certo! Isso porque o roda teto é uma excelente opção para te ajudar a concretizar o seu desejo. Para te ajudar na escolha, nós fizemos uma lista com os modelos mais comuns e falamos ainda um pouco mais sobre cada um deles. Vamos lá?

Imagem em destaque de um roda teto

Afinal, o que é um roda teto?

O roda teto é uma estrutura instalada na junção entre o teto e a parede, que lembra uma moldura de teto . Serve para dar acabamento na parede e oferecer um clima mais aconchegante e acolhedor para o cômodo, dando um toque especial na decoração. Um detalhe simples e que faz a diferença.

Homem instalando roda teto no ambiente interno

Existe diferença entre roda teto e sanca?

Sim, existe diferença: a sanca é um tipo de moldura para o teto, porém com maior complexidade na estrutura, além de geralmente ser acompanhada de itens de iluminação. Então, a sanca pode ser usada para decorar e iluminar.

Imagem de um ambiente interno com acabamento na parede

O roda teto, por sua vez, é mais um tipo de acabamento mais simples, mas que tem o poder de mudar a estrutura dos ambientes também.

Tipos de roda teto: 8 principais opções

Ao procurar por roda teto na internet, você vai se deparar com uma grande variedade de materiais e estilos: roda teto de EVA, gesso, madeira, entre muitos outros. Se você está em dúvida de qual escolher, não se preocupe, nós apresentamos abaixo os mais conhecidos e vamos falar um pouquinho de cada um. Vamos lá?

Imagem de um ambiente interno com revestimento na parede e no rodapé

Roda teto de EVA

Começamos nossa lista com o roda teto de EVA, uma opção econômica e bem prática para aplicar, pois você mesmo pode instalar, sem precisar de mão de obra e o melhor: sem fazer sujeira.

Imagem de um ambiente com roda teto de EVA instalado na parede

O roda teto de EVA é bastante resistente e flexível, então vai ser mais prático para ambientes com curva. Além disso, você tem a opção de pintar com as cores que preferir, para combinar com a decoração e diferentes tipos de forro que um ambiente pode ter.

O acabamento fica impecável e ajuda a esconder pequenas imperfeições que possam existir na parede. O roda teto é bom porque não corre o risco de mofar em ambientes úmidos ou pegar algum tipo de praga. Por ser autocolante, você não vai precisar de ferramentas pesadas para instalar.

Roda teto de gesso

Outro modelo bastante conhecido é o roda teto de gesso, muito utilizado por combinar com o forro do mesmo material. Ele tem uma estrutura resistente, além ter formatos diferentes para combinar com vários estilos de decoração.

Imagem de um ambiente decorado com roda teto de gesso

Ele também é fácil de instalar, mas é preciso comprar o gesso correto para aplicar em locais úmidos como banheiros ou lavabos. Esses costumam ter um valor mais alto.

Leia também: que cor pintar o roda teto? Veja ideias inspiradoras.

Roda teto de madeira

Para quem gosta de um ambiente mais rústico, o roda teto de madeira é uma alternativa para combinar com o restante da decoração. Se o cômodo tem forro de madeira, é o ideal para trazer mais harmonia e elegância.

Imagem em destaque de um roda teto de madeira

Porém, uma desvantagem desse modelo de roda teto é o custo-benefício, que tende a ser um pouco maior, além de não ser indicado para usar em espaços úmidos, pois com o passar do tempo ele pode começar a apodrecer e acumular pragas.

Roda teto de MDF

Uma alternativa à madeira é o roda teto em MDF, esse modelo costuma ter um custo-benefício maior em relação ao roda teto de madeira, além de dar uma sensação de leveza maior ao ambiente, tornando-o aconchegante.

Imagem de um homem fabricando roda teto de MDF

Roda teto de PVC

O roda teto de PVC é uma outra opção que pode ser mais barata e vai muito bem com forros feitos com o mesmo material, dando um acabamento uniforme entre a parede e o forro. Existem diversos modelos diferentes também, que você pode escolher o melhor para combinar com sua decoração.

Imagem de um homem instalando roda teto de PVC

Para conferir: como revestir a parede gastando pouco? Veja dicas essenciais

Roda teto de isopor

O roda teto de poliestireno, o famoso isopor, também é um modelo que existe no mercado e que combina com vários tipos de decoração, podendo ser usado em ambientes diferentes como cozinha, salas e banheiro. Também é de fácil instalação.

Imagem em destaque de rodapés fabricados em isopor

Roda teto de poliuretano

Esse modelo de roda teto é uma das opções mais acessíveis também, pois é um tipo de plástico de alta densidade e flexibilidade, o que ajuda a diminuir a possibilidade de rachaduras ou trincas no acabamento. Também podem ser pintados e são fáceis de limpar.

Imagem em destaque de roda tetos fabricados em poliuretano

Qual o valor para colocar roda teto?

Quando pensamos em construir ou reformar logo associamos que os acabamentos serão caros e que vamos ter dor de cabeça. Mas calma, nem sempre isso é verdade. Existem formas de optar por produtos com ótimo custo-benefício, sem deixar de lado a beleza e o conforto que você está buscando.

Imagem de um homem em cima de uma escada instalando roda teto

Ao escolher um roda teto de EVA por exemplo, você pode pagar menos de R$20,00 por metro, além de não precisar se preocupar com mão de obra para instalar e com aquela sujeira toda de uma reforma. Vale muito a pena e você ainda transforma os espaços com a decoração.

Agora que você já conhece alguns tipos de roda teto, inspire-se nessas dicas e veja qual combina mais com a sua decoração. Pense na economia e na praticidade de aplicação, combinando esses dois elementos você vai ficar feliz ao tirar seu projeto do papel.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com aquela pessoa que está procurando ideias para decoração também.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

PrevAnterior15 ideias de decoração de hall de entrada: veja inspirações
PróximoComo calcular boiserie: confira o passo a passoNext
Rodapé de EVA é bom? Saiba se vale a pena! Tipos de rodapé: guia para escolher o melhor! Como vender materiais de construção da obra ao acabamento 5 tendências de rodapés de EVA para ficar de olho! Formas orgânicas: o que são? Como decorar nesse estilo?
Rodapé de EVA é bom? Saiba se vale a pena!
Tipos de rodapé: guia para escolher o melhor!
Como vender materiais de construção da obra ao acabamento
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO