Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

11 ideias de divisória para parede: saiba como usar!

  • Como Combinar
  • 29/06/2022
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Ideal para quando precisamos aproveitar o espaço residencial de apartamentos ou casas pequenas, as divisórias de ambiente vem se mostrando uma tendência muito funcional da arquitetura. Com elas, é possível separar ambientes integrados de forma moderna, estilosa e prática, sem que se perca a amplitude.

Ambiente interno com armário sofá e balcão

Muitas pessoas têm explorado as divisórias de ambiente pela possibilidade de criar cômodos novos e ajustar o espaço conforme as suas preferências. Com elas, você consegue dividir um espaço gastando muito pouco. O que faz dessa, uma ótima escolha para quem busca ideias de decoração para apartamento alugado. Afinal, trata-se de uma opção econômica, e facilmente reversível.

No mercado encontramos diversos tipos de divisórias de ambiente, feitas em diferentes materiais. São opções de PVC, MDF, painéis de vidro, estantes vazadas, cortinas e muito mais! Para entender um pouco melhor sobre essas e outras alternativas, e encontrar a melhor para o seu caso, continue a leitura!

Quais são os tipos de divisória de ambiente?

Antes de partir para as opções , vamos refletir um pouco sobre o que funciona melhor em cada tipo de ambiente. Falando nos espaços mais compactos, o mais interessante pode ser optar por divisórias vazadas, já que estas, além ajudarem na circulação de ar e possibilitarem a passagem da luz, permitem observar o ambiente, delimitando o espaço sem que se perca a sensação de amplitude dos ambientes integrados.

Ambiente interno decorado com móvel de divisória

Nos espaços maiores, basicamente todos os tipos de divisória irão desempenhar um bom trabalho. Assim, basta considerar o estilo de decoração que você deseja seguir e optar por alternativas relacionadas. Veja agora as principais opções:

1. Cobogó

Muito utilizados há muito tempo, os cobogós são aqueles elementos vazados que costumavam ser feitos de cimento. Atualmente eles foram repaginados, e podem ser encontrados em cerâmica, argila ou vidro. Disponíveis nas mais variadas formas e cores

Imagem de cobogó de cerâmica decoração

Por ser vazado, ele carrega consigo as vantagens de não barrar a iluminação e a circulação de ar, que fazem dele um excelente material para ambientes com pouco espaço!

2. Cortinas

Se você se cansou do seu ambiente integrado e agora deseja separá-lo de forma fácil e prática, as cortinas e persianas são ótimas opções. Além do baixo custo, outro ponto muito interessante sobre elas é que você pode instalá-las e retirá-las facilmente.

Imagem de ambiente decorado com cortina como divisória

Muito versátil, esse tipo de divisória pode ser recolhido e aberto novamente em poucos segundos. Além disso, a variedade de cortinas no mercado é muito grande, o que garante que você vai encontrar a opção que melhor se encaixe ao seu ambiente.

3. Estantes vazadas

Estantes vazadas também são ótimas escolhas. Isso porque além da utilidade de delimitar os espaços, elas ainda servem de apoio para decorações e itens como livros, vasos, quadros, entre outros. Tornando-se um item funcional e decorativo.

Imagem de ambiente decorada com estante vazada como divisória

Seguindo um conceito parecido, para divisórias também é possível utilizar armários fechados, que além da função de armazenamento, dividem os espaços.

4. Divisórias de madeira

Um xodó nos projetos de arquitetura e design de interiores, a madeira compõem divisórias com as mais variadas formas e desenhos. A vantagem desse material é que ele performa muito bem em diferentes tipos de decorações, começando pelas mais modernas, passando pelas clássicas, até chegar nas rústicas .

Ambiente decorado com divisória de madeira

5. Divisórias de vidro

Assim como a madeira, o vidro também é um tipo de material bem versátil, e pode ser utilizado em diferentes formas nas divisórias de ambiente. Há opções de vidro fumê, jatado, em forma de blocos, ou incolor.

Imagem de uma divisória de vidro ambiente

Esse tipo de divisória também pode ser utilizada em conjunto com as cortinas. E quando aplicados em uma armação escura, deixam a decoração bastante industrial. Aliando esses dois elementos você certamente vai obter um acabamento impecável e flexível, onde é possível cercar um quarto inteiro com vidro e cortinas, escolhendo em quais momentos a luz deve ou não entrar.

6. Portas de correr ou divisórias não vazadas

Se você procura por divisórias que garantam privacidade, as opções não vazadas são perfeitas para você. Elas podem servir como grandes portas que dividem os ambientes, e podem correr para os lados, garantindo a possibilidade de integrar o ambiente novamente com esse, ou algum outro mecanismo pivotante.

Imagem de ambiente decorado com porta de correr

Outras formas de separar ambientes

Além dos tipos de divisórias de ambientes citados acima, existem outros métodos que desempenham essa mesma função dispensando o uso de alvenaria e custando pouco, veja:

Pintura

Você já pensou em dividir um ambiente através dos efeitos de cor e delimitação que a pintura causa? Pois é, para delimitar espaços e dividir um ambiente as divisórias não precisam necessariamente ser barreiras físicas.

Pai e filho fazendo a pintura de uma parede

Assim como pintar determinadas paredes e frações delas pode causar a sensação de que o ambiente é mais alto, mais longo, ou mais baixo, delimitar o chão de um espaço com tinta pode trazer esse mesmo efeito. Essa é uma ótima escolha para as pessoas que estão abertas às alternativas mais diferenciadas, e o resultado pode ser surpreendente!

Canos

Uma alternativa muito atual e que está diretamente conectada com a decoração industrial são os canos. Nesse caso, assim como as estantes vazadas, eles também atuam como decoração, e podem contar com diferentes elementos que criam funcionalidade em seus vãos, como prateleiras, assentos etc.

Imagem de uma parede decorada com canos

Cordas

Se o seu lar possui uma decoração mais natural e minimalista, você pode aproveitar para utilizar elementos como as cordas ou bambus para causar esse mesmo efeito no ambiente.

Ambiente decorado com cordas

Esse tipo de divisória não garante um espaço completamente fechado e privado, mas pode ser muito bem explorado para delimitar ambientes na sala de estar ou próximo às escadas garantindo um aspecto natural e arejado aos espaços.

MDF ou Pallets

Materiais como o MDF ou os Pallets são grandes aliados na hora de montar uma barreira divisória de forma econômica, através da reutilização de materiais. Esse caso é basicamente um DIY para a casa, onde você pode fazer a divisória por conta própria, e pintá-la com a cor que achar mais pertinente.

Imagem de ambiente decorado com divisória de MDF

Biombo

Os biombos são alternativas de pura funcionalidade! Essa alternativa descontraída pode ser facilmente movida, utilizada e guardada. Diante de tantas opções é possível encontrar um modelo revestido em materiais que complementem a sua decoração causando um efeito surpreendente.

Nos casos de decoração mais rústica, por exemplo, você pode optar por um biombo de madeira. Assim como nas decorações com uma pegada mais industrial, os modelos de vidro e alumínio se saem muito bem. É possível ainda aproveitar outros materiais, como janelas antigas e fazer o seu próprio biombo!

Ambiente decorado com biombo de madeira

Contudo, as divisórias de ambiente são ótimas escolhas para delimitar e dividir espaços sem pesar, colaborando com os aspectos decorativo e estético do ambiente. Agora que você conhece os principais modelos disponíveis no mercado, basta escolher o seu preferido, e começar a repaginação!

Gostou do conteúdo? Para mais dicas de decoração, combinação e tendências, continue acompanhando as postagens do blog. E se você está em busca de ideias práticas e econômicas para decorar a sua casa, aproveite para conferir o nosso post com 6 opções de revestimentos baratos para a parede!


Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorComo fazer a decoração do escritório de advocacia? Veja!
PróximoDecoração escandinava: veja o conceito e como fazerNext
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO