Rodapé para banheiro: pode usar sim! Veja como
O uso de rodapé já é parte de diversos projetos de decoração de espaços internos e externos, justamente por dar um toque todo especial nesses ambientes, deixando tudo combinando e muito mais harmonioso. Mas, e rodapé no banheiro, pode usar?
Essa é uma dúvida bastante comum e nós da Meu Rodapé respondemos a essa e outras perguntas para te ajudar a entender mais sobre o assunto, com dicas para não errar na hora de escolher. Vamos lá?
Pode colocar rodapé no banheiro?
Se essa é sua pergunta sim, pode usar usar rodapé no banheiro sim! Inclusive essa é uma tendência muito usada para dar um toque especial na decoração de banheiros. Além do papel decorador e de acabamento, o rodapé é uma peça funcional, que serve para proteger a parede contra a umidade e contra impactos – como os da vassoura e rodinho na hora da limpeza.
Quais são os tipos de rodapé?
Agora que você já sabe que pode usar rodapés no banheiro, é hora de conhecer os tipos mais comuns de rodapé. Existem basicamente 5 tipos que você pode escolher na hora de decorar. São eles:
- Rodapé Convencional
- Rodapé Embutido
- Rodapé Sobreposto
- Rodapé Invertido
- Rodapé de EVA
Nós preparamos um artigo especial contando detalhadamente tudo sobre os melhores tipos de rodapé e quando usá-los. Nós recomendamos a leitura para te ajudar a entender melhor e se preparar para escolher o que mais combina com seu banheiro.
Quando usar rodapé?
Quando você está pensando em projetos de decoração, o rodapé é uma opção para usar se você quer dar um acabamento especial na junção entre parede e piso, que, geralmente são feitos de materiais diferentes e destoam entre si.
O resultado do uso do rodapé é um ambiente transformado, com charme, elegância e harmonia, além, é claro, de uma parede mais protegida contra a umidade e impactos que podem acontecer nos banheiros.
Como escolher rodapé para banheiro?
O primeiro passo é olhar criteriosamente para o tipo de acabamento que o rodapé tem, para ver se está adequado com o ambiente do banheiro, ou seja, não vale a pena colocar um rodapé de mdf em um local que é molhado frequentemente.
Outro ponto importante é tentar calcular a altura do rodapé, porque esse cálculo ajuda a evitar desperdícios e também prejuízos a longo prazo, por interferir na proteção do ambiente a ser decorado. Para te ajudar nós separamos um post ensinando como calcular a altura do rodapé, vale a pena a leitura.
Um dos grandes problemas na hora de construir ou reformar é fazer a compra errada dos materiais, justamente por não fazer o cálculo exato da quantidade necessária. Isso não seria diferente quando falamos de acabamentos do rodapé.
Nós da Meu Rodapé sabemos dessa importância, então criamos um post exatamente sobre como calcular o rodapé da maneira correta, são dicas ricas para você não errar na compra, não esqueça de ler.
Como colocar o rodapé?
No melhor estilo DIY (Do It Yourself), você pode aprender a colocar o rodapé em um cômodo. Nada melhor do que não precisar de uma mão de obra para aplicar, não é mesmo? Uma ótima opção para começar a praticar é usar o rodapé de EVA (que é lavável, uma opção para os banheiros também). Veja a seguir o passo a passo:
- Corte o rodapé com sobras;
- Enrole o recorte em direção contrária;
- Passe cola de contato nas pontas;
- Retire as sobras de EVA;
- Fixe a quina do rodapé e repita nas outras paredes.
Quer ver cada etapa nos mínimos detalhes? É claro que nós pensamos em tudo e preparamos um artigo com vídeo, explicando como colocar rodapés. Não deixe de conferir.
E aí, gostou das nossas dicas para colocar rodapé no banheiro? Tomara que sim. Continue acompanhando nossos posts e não perca nossas dicas de como decorar diversos espaços e transforme a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou. Até o próximo post!