A cozinha americana e a fechada são dois tipos distintos de projetos para uma cozinha. Embora a americana esteja conquistando mais adeptos, a fechada também tem seu valor e ainda está presente em muitos lares.
Mas qual a diferença entre esses tipos de ambiente, as vantagens e desvantagens de cada uma e como escolher o estilo perfeito para a sua casa? Conheça mais sobre os tipos de cozinha, confira!
O que é cozinha americana?
Popularmente conhecida como cozinha americana, esse modelo é integrado com outros ambientes da casa. Normalmente, ele está ligado com a sala de estar, mas também pode ser uma sala de jantar ou até mesmo uma copa.
Na maioria das casas americanas, esse tipo é o mais comum, por isso recebeu esse nome. Porém, ela ganha popularidade e destaque principalmente entre as pessoas que gostam do conceito aberto e arejado na arquitetura e está conquistando lares no mundo inteiro.
Quais as vantagens da cozinha americana?
Quem opta por ela, pode usufruir de algumas vantagens que esse modelo de cozinha proporciona, como:
Sensação de amplitude
Quanto menos paredes no ambiente, maior a sensação de grandeza do cômodo.
Como a cozinha americana não tem paredes, a iluminação consegue aprimorar ainda mais o ambiente. Por conta disso, muitos apartamentos estão começando a vir com esse tipo de cômodo direto da construtora, sendo uma opção interessante para quem gosta do conceito aberto.
Caso prefira, é possível ter uma versão de cozinha americana fechada com um vidro, que também traz mais modernidade para o ambiente, permitindo que a iluminação natural entre e não crie uma barreira.
Isso porque mesmo havendo a separação física entre os cômodos, o vidro permite a sensação de amplitude e continuidade.
Aprimora a interação entre as pessoas
Para quem tem crianças, ela é ótima. Por não ter paredes, é possível estar na cozinha realizando os afazeres do dia, enquanto observa os pequenos na sala, por exemplo.
Além disso, esse tipo de cômodo também proporciona uma interação maior entre os moradores da casa, por facilitar a comunicação e a interação entre pessoas que estejam em ambientes diferentes.
Solução para ambientes menores
Com os apartamentos menores, a cozinha americana é uma forte tendência no mercado, principalmente para ambientes pequenos, que precisam ser valorizados.
Como esse conceito aberto proporciona a sensação de amplitude, ela é uma possível solução para áreas menores.
Visual mais moderno
A cozinha integrada com os demais ambientes da casa proporciona mais modernidade para todo o projeto.
Além disso, ela não é uma tendência que corre o risco de cair em desuso, já que é atemporal e todas as suas vantagens provam que esse modelo veio para ficar.
Já que estamos falando desse ambiente moderno, o que acha de conferir o conteúdo exclusivo sobre painel ripado na cozinha?
Muito mais conforto
Para quem gosta de conforto na hora de preparar suas receitas, ela também consegue deixar esse momento mais confortável.
O conceito aberto permite que você se movimente com mais facilidade e sem as restrições impostas pela parede, melhorando até mesmo a circulação no cômodo.
Há desvantagens na cozinha americana?
Apesar de todas as vantagens que ela pode proporcionar para a sua casa e até mesmo para a rotina, ela também tem algumas desvantagens, como as seguintes:
Menos espaço para armários
Como tem menos paredes, também tem menos espaço para armários aéreos, ficando limitada apenas aos armários de chão.
Dessa forma, a melhor maneira de aproveitar o espaço, é apostando em móveis planejados, que serão desenvolvidos para atender às suas necessidades da melhor maneira.
Não dá para esconder a bagunça
Por ser um cômodo mais exposto, que chama atenção por si só, não dá para esconder a bagunça e se torna essencial ter uma rotina de organização e limpeza, para que ela não acabe “atrapalhando” a decoração da sua casa.
O cheiro de comida pode espalhar
Tudo bem que o cheirinho de comida é sempre uma delícia. Mas já imaginou um cheiro de fritura por toda sua casa? Essa pode ser considerada uma desvantagem, pois o cheiro dos alimentos não fica restrito ao ambiente e como ele é aberto, pode se espalhar por toda a casa.
Uma solução para esse problema é a instalação da coifa, que suga um pouco da gordura e dos odores. Porém, ainda assim, um pouco do cheiro pode se dispersar no ambiente. Outra solução é colocar um vidro e transformá-la em uma versão de cozinha americana fechada.
O que é cozinha fechada?
A cozinha fechada é o total oposto da que falamos anteriormente. Ela possui paredes e pode ser considerada um ambiente isolado do restante da casa.
É um tipo de cozinha mais tradicional e apesar de estar presente em plantas consideradas mais antigas, também pode aparecer em apartamentos novos e recém-construídos.
Quais as vantagens da cozinha fechada?
Assim como a americana, ela também tem seus admiradores e suas vantagens. Assim, entre seus principais benefícios, destacamos:
Privacidade maior
Para quem gosta de cozinhar com mais tranquilidade e privacidade, sem dúvidas essa é uma das grandes vantagens.
Sem interferências externas, sem barulho e sem distrações, a cozinha fechada é uma ótima opção para quem prefere manter o ambiente um pouco mais protegido e separado do restante da casa.
Mais espaço para armários
Por ter mais paredes, consequentemente, esse tipo tem mais possibilidades e espaço para armários.
Para quem tem uma família maior, gosta de cozinhar ou tem muitos utensílios, sem dúvidas ter mais espaço de armários é uma grande vantagem.
Além disso, por ter mais paredes, você pode apostar em cores no ambiente! Clique aqui e confira tudo sobre o assunto.
Barulho e odores ficam escondidos
Diferente do cômodo aberto, nela todos os odores e barulhos produzidos na cozinha ficam restritos a esse ambiente e não se espalham pela casa.
Para a maioria das pessoas, essa vantagem é um grande diferencial da cozinha fechada e que com certeza se destaca entre os demais.
Liberdade para decorar
Como a cozinha americana fica exposta, a decoração precisa combinar com o restante da casa, fazendo com que fique um pouco mais restrita também.
Já no ambiente fechado, você tem mais liberdade para decorar do seu jeito, sem precisar combinar com o restante da casa.
Quais as desvantagens da cozinha fechada?
Porém, apesar de todas as vantagens, ela também pode ter alguns detalhes considerados uma desvantagem para algumas pessoas, como:
Isolamento maior
O fato da cozinha fechada ser mais reservada, algumas pessoas podem ter uma sensação de isolamento com o restante da casa e dos moradores.
Dependendo da rotina da casa e da família, essa pode ser considerada uma desvantagem.
Menos iluminação natural
Por ter mais paredes e ter um conceito fechado, esse tipo de ambiente também pode ter a iluminação natural prejudicada. Principalmente para aqueles que não abrem mão de uma boa iluminação.
Como escolher entre as duas?
Apesar de terem propostas bem diferentes, ambas possuem vantagens e desvantagens. Por isso, não existe um modelo melhor ou pior, existe aquele que atende melhor suas necessidades e consegue se adaptar à rotina da sua casa.
Para fazer a melhor escolha de cozinha, liste tudo o que você não abre mão nesse ambiente, reveja os prós e contras de cada uma delas e coloque tudo na balança. Dessa maneira, você consegue identificar qual cozinha é a melhor para sua casa.
A cozinha é um ambiente super importante para a casa e essa escolha jamais deve ser negligenciada. Mas, agora, podemos garantir que ficou muito mais fácil identificar e escolher sua cozinha perfeita.