Estilo provençal: aprenda como aplicar na sua casa!
Consumidores de artigos para decoração a cada dia mais buscam maneiras práticas e ao alcance das mãos para trazer aos seus ambientes ares de bem-estar bucólico perdidos nas rotinas modernas.
Se você faz parte deste seleto grupo, nós da Meu Rodapé propomos uma deliciosa conversa sobre estilo provençal, movimento com características campestres que conciliou elementos rústicos e arrojados na França – e desde meados do século XVI, vem inspirando decorações ao redor do Mundo.
Convidamos você a fazer parte dessa História e aprender como agregar mais romantismo e aconchego à sua decoração: não perca a chance de conhecer mais sobre o Estilo Campestre Francês!
De volta às origens
Iniciamos nossa conversa ao entrar em um túnel do tempo que nos leva para a Europa do século XVI, ambiente imerso entre duas correntes arquitetônicas: o clássico Renascentista em união ao contrastante Barroco.
Entre decorações beirando a perfeição dos renascentistas e os conflitos barrocos, o estilo provençal surgiu como convite para respiros em ares leves e limpos, na cidade de Provença, região Sul da França.
Naquele momento, a população buscava trazer aos lares elementos decorativos presentes em palácios neoclássicos, como colunas, mármores e pedras raras, linhas e formas simétricas. Tudo isso em contato com o bucólico, deu início a um estilo que ao longo da História segue conquistando corações.
Da cidade francesa repleta de campos de lavanda e com vista privilegiada do Mar Mediterrâneo, surgiu esta combinação de características românticas e itens mais arrojados, e sobre ela, dedicamos um tópico especial, afinal, nós da Meu Rodapé te auxiliamos a agregá-la ao seu lar.
Venha conosco descobrir mais detalhes sobre o charmoso estilo provençal e maneiras práticas de como aplicá-lo!
Decoração provençal: quais as principais características?
Que esta vertente marcou história e segue presente entre nós, já não restam dúvidas, mas afinal de contas, como identificá-la e tornar o seu lar a expressão destes tons? Siga neste blog post para descobrir!
Ainda na viagem proposta pelos campos franceses, destacamos a presença dos elementos românticos, através das paletas em cores tênues e claras, como também florais que exaltam a beleza natural em ambientes, em junção equilibrada com móveis em madeira, os ares clássicos de lustres e roda meios ou boiseries bem definidos.
Se em origem o estilo provençal era presente em lares campestres, com o passar dos séculos ganhou espaço também entre públicos variados em escolhas decorativas e possibilidades de orçamentos envolvidos.
Os móveis e demais elementos decorativos utilizados em planejamentos provençais ao longo do tempo ganharam novas edições, abrindo espaço para matérias-primas ecológicas e em alta durabilidade, oferecendo ao público possibilidades práticas que tornam o estilo vivo em decorações para o lar.
Conheça agora mesmo os itens que você pode agregar aos seus ambientes tornando-os mais harmônicos e com o aconchego presente no também conhecidoEstilo Campestre Francês!
Móveis antigos: presentes!
Nós da Meu Rodapé iniciamos sobre itens do estilo provençal destacando as mobílias com acabamento à base de gesso, que desde a nossa última viagem no tempo, veio conquistando consumidores de artigos de decoração ao redor do mundo.
Como em séculos passados a aquisição em móveis era baixa, alguns artesãos buscavam alterar imperfeições com os recursos disponíveis – efeito que na década de 90 originou nos Estados Unidos a queridinha Pintura em Giz – Chalk Paint , tinta destinada para madeiras agregando efeito aveludado às mobílias.
Adicione você também este toque especial de aparência em gesso às portas, gavetas e mobílias dos seus ambientes, trazendo a Provença para dentro da sua casa!
Tons amenos e estampas compõem o estilo
Se você deseja agregar o melhor da decoração provençal aos seus ambientes, destacamos o equilíbrio presente na paleta de cores do estilo, assim como nas estampas que compõem cada traço.
Foque em adicioná-las ao seu projeto, atentando-se apenas, para não exagerar nas combinações, afinal, as colorações neutras dão o tom destas impressões.
Flores simétricas, listras em perfeito equilíbrio e as apaixonantes estampas clássicas provençais, com representação da vida campestre – compõem em conjunto com poltronas e almofadas em veludo, características deste estilo que segue conquistando espaço no coração de brasileiros em busca da decoração perfeita.
Lustres e espelhos coroam ambientes
Para fechar este blog post com chave de ouro, mencionamos estes itens decorativos utilizados no estilo provençal, agregando aos ambientes toques de requinte e ampliação até mesmo nos detalhes.
Os lustres e pendentes trazem características dos palácios europeus dos séculos passados – e em comunhão com espelhos, agregam aspectos de amplitude para os espaços. Recomendamos a escolha de molduras bem trabalhadas, através de tons envelhecidos e linhas retas inclusas.
Gostou de conhecer mais sobre o assunto?
Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião e siga acompanhando os conteúdos especialmente preparados para você em nosso Blog e não perca a chance de tornar seus locais sinônimo de conforto e beleza!