Melhores plantas para apartamento: espécies que não precisam de luz direta!
Ter plantas por perto é tudo de bom: elas refrescam o ambiente, filtram o ar e são um presente para os olhos, trazendo vivacidade até aos cantinhos mais apagados. Não é à toa que os apaixonados por decoração adoram plantas nos ambientes internos, e a tendência do Urban Jungle está mais em alta do que nunca!
Se você gosta do visual dos jardins domésticos mas tem pouco espaço para decorar, saiba que é possível criar ambientes incríveis com muito verde sem comprometer a funcionalidade – mesmo nos apartamentos mais fechados, sem tanta luz solar direta. Esse é o seu caso? Então confira as dicas que o time Meu Rodapé separou para você:
10 espécies para decorar: as melhores para espaços pequenos
Quem vive em apartamentos menores e gosta de plantas sempre se preocupa com o recebimento correto de nutrientes e luz solar, por isso procuram aquelas espécies que exigem menos exposição, as chamadas “plantas de sombra”. Mesmo assim, é importante lembrar que todas as plantas necessitam de luz, e não há nenhuma espécie que sobreviva na escuridão completa.
Na jardinagem, chamamos de “sombra” os ambientes cobertos ou internos que possuem entradas de luz natural, como janelas e sacadas. Já deu pra ver, portanto, que não vai dar para cultivar um vaso bonito e cheio de vida naquele quartinho sem janelas externas, não é?
A boa notícia é que, nos demais ambientes do seu apê, com certeza haverá luz solar na medida certa para algumas espécies que adoram sombra. A seguir você conhece um pouco mais sobre 10 delas:
Samambaia
A nossa querida samambaia, cheia de brasilidade, é uma planta de meia sombra. Isso quer dizer que se beneficia bastante dos primeiros raios de sol, durante a manhã, e os últimos, no final da tarde. No restante do dia, fica muito bem apenas com a luz indireta.
Por essas razões, é a espécie perfeita para cultivar próximo a janelas ou à sacada, de preferência suspensa, para que seu volume seja valorizado. Evite locais com muito vento, pois ele resseca as folhas novas. Mantenha a umidade da terra constante: nem muito molhada, nem muito seca.
Filodendro
Segunda planta de meia sombra da nossa lista, o filodendro é uma espécie tropical de folhas brilhantes em diversos tons de verde, alegre e exuberante. Elas crescem bastante, e podem ser cultivadas em vasos suspensos para que as folhas desçam em direção ao chão, formando uma cascata. Se quiser que seu vaso funcione como trepadeira, escolha um suporte rugoso, onde a planta tenha onde se agarrar. Paredes não rebocadas são ideais!
Espada de São Jorge
Super resistente e adaptativa, a espada de São Jorge se dá muito bem com quase todos os ambientes – sem contar que, para os supersticiosos, ainda afasta o mau olhado! Com suas folhas verticais em tons diversos de verde, possuem um visual muito interessante e moderno, incrível na decoração da sala e até de cômodos menos óbvios, como a cozinha.
Se você tem ou quer ter espadas de São Jorge, cuidado para não regar demais: essa espécie pede regas espaçadas, portanto verifique se a terra está seca antes de molhar novamente.
Jiboia
A jiboia também é uma planta de grande capacidade adaptativa, que se dá bem tanto no ambiente externo como nas áreas internas. Da família das trepadeiras tropicais, ela gosta de muito calor e água abundante, com regas mais frequentes nos períodos mais quentes. De folhas lindas em formato de coração, a jiboia é perfeita para decorar janelas, sacadas, ou até pendurar no banheiro!
Suculentas
Suculentas são cactos adoráveis que crescem em diversos formatos diferentes, de tirar o fôlego. A espécie ficou conhecida por ter roubado o coração dos iniciantes no mundo das plantas, já que é linda, fácil de cuidar e super-resistente. Por serem pequenas, várias delas podem ser cultivadas de uma vez em bacias ou vasos baixos, e ficam ótimas sobre a mesa da sala, por exemplo.
Atenção: como todos os cactos, as suculentas preferem solo mais seco, até um pouco arenoso. Regue apenas uma vez por semana, com pouca água. Se o tempo estiver úmido, pode deixar sem regar!
Aglaonema
De folhas grandes com desenhos incríveis, é difícil não se deixar levar pela beleza das aglaonemas. Na maioria das vezes, o que mais chama a atenção são suas cores, que vão do verde fechado ao rosa chiclete! Além disso, estão entre as mais resistentes da nossa seleção, ficando muito bem sob luz artificial e exigindo poucas regas. Cuidado, porém, com os períodos de frio intenso ou umidade muito baixa.
Violetas
Se quer trazer flores ao seu apartamento, as violetas estão entre as espécies mais indicadas! Delicadas e vibrantes, elas ficam lindas sobre a mesa de centro ou no peitoril das janelas. Neste caso, lembre-se de removê-las durante os períodos de luz solar mais intensa, já que essa é uma espécie de sombra, apenas.
Violetas também preferem umidade moderada. Na dúvida, regue com pouca água todos os dias, garantindo que as folhas e flores permaneçam secas. Molhar as folhas pode fazer com que fungos apareçam!
Lírio da Paz
O Lírio da Paz é a mistura perfeita entre folhagem tropical e flores elegantes, que cativam os olhos. Apesar de visualmente impactante, não é difícil de manter, e gosta bastante da meia sombra. Para que ele fique sempre cheio de vida, garanta um solo com umidade moderada e constante, regado três vezes por semana (sem encharcar).
Zamioculca
Com aquela carinha exótica inconfundível, a zamioculca é amada por “pais de planta” do mundo todo. O motivo é claro: ela é muito fácil de cuidar e tem folhas lindas, pequenas e amendoadas, num tom profundo de verde. O melhor: prefere a meia sombra e fica do tamanho que você quiser, sempre se adaptando ao vaso em que está plantada. Por exigir pouca água, pode ser regada de uma a duas vezes na semana, a depender da temperatura e umidade do ar.
Palmeira-ráfia
As frondosas e exuberantes palmeiras-ráfia são um ótimo exemplo de plantas para meia sombra que crescem bastante e atingem uma boa altura. Por essa razão – e pelo fato de serem duras na queda, super-resistentes – são muito usadas na decoração de shoppings, restaurantes e outros ambientes fechados.
Sua beleza é inconfundível! Com folhas em formato de leque, dão um toque exótico à decoração e ficam perfeitas nos cantos das paredes. Para regar, evite o encharcamento, mas não deixe que a terra fique muito seca. Uma rega por semana é o suficiente.
Como decorar com plantas: dicas da Meu Rodapé!
Então você já está com a sua listinha de plantas pronta, preparado(a) para sair por aí pesquisando nos viveiros e pedindo mudas para os amigos. Agora é a hora de aprender a organizar seu jardim doméstico de maneira inteligente, aproveitando os espaços e dando para cada espécie aquilo que ela precisa – sem esquecer, é claro, da harmonia do seu ambiente.
Para te ajudar na missão, preparamos algumas dicas importantes e convidamos o arquiteto urbanista Nilton da Silva Junior, do Studio Arcos, para compartilhar seu conhecimento com a gente! Olha só:
Utilize os recursos que você já possui
O processo de decorar com plantas é bem parecido com aquele que se faz na hora de montar um jardim. É necessário observar o ambiente, pensar no espaço disponível, os pontos de luminosidade e as áreas que podem ou não receber plantas. Não se esqueça de considerar os locais de trânsito de pessoas, para não afetar a mobilidade dentro do seu apê.
Uma janela ampla com um bom parapeito, por exemplo, é o lugar ideal para abrigar mini cactos, suculentas e outras plantas pequenas que necessitam de maior luminosidade. Já o cantinho ao lado do sofá é perfeito para aquele vaso maior, mais imponente, com uma planta mais alta, como a Lança de São Jorge ou a Palmeira-Ráfia.
Para criar o efeito “selva urbana”, é interessante montar seus vasos em diferentes alturas, e para isso você não precisa sair por aí comprando suportes. Use o que você já tem! Um caixote antigo, um baú, um banquinho… vale a pena até reutilizar aquilo que iria para o lixo. Tudo fica como novo quando tem planta envolvida!
Pense na composição
Segundo Nilton, o segredo para criar uma composição harmônica é testar combinações explorando a estética das plantas. Independentemente do estilo da decoração, as plantas criam uma atmosfera leve que estimula a permanência. “Em composições com estética industrial, a vivacidade da vegetação quebra o brutalismo do concreto e do metal. Já em criações que exploram fibras naturais, como palha, linho e algodão, dialogam com a beleza orgânica das plantas, que arrematam o décor com harmonia”, diz o arquiteto.
Esse é o momento de acordar o decorador que mora dentro de você. Para acertar na harmonização das cores, uma boa estratégia é pensar previamente na paleta desejada. O clássico branco + verde nunca erra: a combinação é chique, descolada e moderna. Se quiser decorar com flores, mas tem medo que fique “over”, opte por tons mais neutros na pintura das paredes e nos móveis. Por outro lado, abraçar o turbilhão de cores com força total também pode dar muito certo e imprimir atitude à decoração!
Verticalize as plantas e aproveite as paredes
Colocar vasos suspensos ou presos à parede é uma ótima ideia! Além de ficar incrível visualmente, permite que você decore sem ocupar tanto espaço útil. Nesse processo, você pode optar por suportes específicos ou fazer o seu próprio no maior estilo bricolagem, usando varais, grades de janelas antigas, pallets e outros materiais inusitados.
Outra vantagem da verticalização é poder combinar plantas com outros elementos estéticos, como as paredes ripadas ou com boiseries. O visual é de tirar o fôlego, combinando a sofisticação e a pegada retrô dos detalhes na parede com a modernidade e vivacidade das plantas tropicais.
Tome alguns cuidados
É muito importante saber se as plantas escolhidas são venenosas, tóxicas ou se trazem algum outro perigo, especialmente se há crianças ou animais em casa. Outro ponto que o arquiteto urbanista pede atenção é o revestimento do móvel que estará abaixo do vaso. “Veja se as características não causam danos às plantas ou se as plantas não causam nenhum dano ao móvel”.
Não tenha medo das plantas artificiais
Não dá para negar: a comunidade dos amantes de plantas pode ser bem competitiva às vezes. Todo mundo quer mostrar como as suas plantas estão se desenvolvendo lindamente, muito bem cuidadas, todas verdadeiras. Na realidade, todo mundo tem aquela história triste de um vaso lindo que acabou morrendo sem explicação, ou aquele cantinho da casa que é muito escuro e simplesmente não acomoda nenhuma espécie.
Nesses casos, não tenha vergonha de adicionar plantas artificiais. Elas podem te ajudar a manter a harmonia do cômodo, evitando que ele fique super florido de um lado e sem vida de outro. Prefira peças bem-feitas, que não destoam perto das folhas de verdade, e mantenha-as sempre limpinhas, sem poeira. Pronto, ninguém vai saber, a gente guarda seu segredo!
Gostou do post de hoje? Então compartilhe com os amigos e aumente o clube dos loucos por plantas. Por aqui, na Meu Rodapé, já somos apaixonados!
Deixe seu comentário mostrando sua experiência de decoração mais impressionante e fique ligado no blog para mais artigos sobre casa e decor! Publicamos todas as semanas.