A arte impressionista está entre os movimentos artísticos mais importantes da história recente da humanidade. A visão única das paisagens do mundo retratadas por grandes nomes das artes plásticas impactam até hoje em outros campos artísticos — como na música e na literatura — além, é claro, de seguir ditando tendências decorativas enquanto toca pessoas e promove profundas reflexões.
Para conhecer a fundo esse estilo de pintura único e suas fortes vertentes como expressão artística, conte com esse post especial da Meu Rodapé para descobrir desde a origem do conceito e seus detalhes até mesmo possibilidades de uso nos quadros da sua casa.
Boa leitura!
Indíce
ToggleO que é arte impressionista?
A arte impressionista é um movimento que se originou no ano de 1874 — ou seja, durante a “Belle Epoque” (1871 – 1914)— na França, recebendo esse nome em referência a uma das principais obras inspiradoras desse estilo, chamada “Impressão, nascer do sol” do francês Claude Monet, feita em 1872.

As pinturas impressionistas retratam, tradicionalmente, paisagens de áreas abertas sob a ótica e sensibilidade do autor. Isso lhe dá liberdade para fugir dos retratos realistas e extremamente fiéis, fazendo que traços que destoam da realidade, transmitam seus sentimentos e emoções frente à paisagem retratada.
O nome, aliás, foi dado inicialmente como uma sátira por parte da crítica, já que na época ainda se valorizava consideravelmente as pinturas ultrarrealistas. Entretanto, os intensos momentos de transformação e de crises ocorridos no final do século XIX impulsionaram a apresentação de visões mais sentimentais e subjetivas no mundo — o que fez com que o impressionismo ganhasse espaço em definitivo na arte mundial.
Quais as principais características da arte impressionista?
Como o nome da obra inspiradora do movimento, as principais características impressionistas se baseiam na impressão pessoal do artista, frente o cenário que será retratado, resultando em resultados únicos considerando as visões de mundo do autor.
Com o tempo, entretanto, bebendo das fontes de Monet e outros grandes do movimento, foram se estabelecendo algumas diretrizes que auxiliavam a identificar melhor o impressionismo em tela, enquanto potencializava a sensação de transmitir mensagens e sentimentos, como, por exemplo:
- Imprecisão nos contornos, reforçando o caráter antirrealista;
- Pinceladas rápidas, curtas e delicadas, promovendo mistura de tintas e suas cores direto na tela;
- Sensação de movimento e destaque para efeitos de luzes e sombras;
- Preferência por tons mais serenos na retratação das paisagens;
- Ainda sobre as paisagens, prefere registrar cenas tranquilas e momentos do cotidiano;
- Pinturas geralmente feitas em telas menores.
Principais nomes da arte impressionista e suas obras
Além do icônico Claude Monet, que inspirou o nome e conceitos do impressionismo, outros grandes pintores encontraram nessa vertente artística o melhor contexto para realizarem seus trabalhos.
No cenário internacional, destacam-se os também franceses Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), autor de “Passeios de Barco no Rio Sena (1879)” e Edgar Degas (1834-1917), que pintou “A primeira bailarina (1878)”.
O impressionismo ganhou o mundo, não demorando a chegar, também, no Brasil ainda no final do século XIX. Dentre os expoentes nacionais do impressionismo, valem menções especiais aos irmãos João e Arthur Timótheo da Costa (1879 – 1932 e 1882 – 1922), que marcaram o movimento nacional pintando as paisagens do Rio de Janeiro.

Estilos decorativos que combinam com a arte impressionista
Agora que você sabe tudo sobre a arte impressionista, indo desde suas origem, principais características e até os nomes e obras famosas que são referências, é possível reconhecer alguns conceitos de decoração em que quadros desse estilo podem complementar os cômodos da sua casa!
Pensando nos aspectos de simplicidade e da preferência pelos retratos de paisagens tranquilas de campos e lagos, os quadros impressionistas podem ser excelentes complementos para salas, quartos, cozinhas e escritórios que apostem em decorações de estilo mais rústico.
Outro estilo muito popular que conversa bem com obras impressionistas é o da decoração minimalista. Desde os tamanhos menores das obras, até as cores mais serenas e neutras que costumam ser protagonistas nos retratos, tudo combina com o caráter mais polido, discreto e elegante proposto pelo minimalismo!
Aproveite para conferir a seção de painéis ripados de EVA da Meu Rodapé! Por lá, você encontrará diversos modelos artísticos que, certamente, vão combinar perfeitamente com o seu lar!

Gostou de conhecer a arte impressionista? No blog da Meu Rodapé você se torna um especialista no assunto e aprende, assim, como aproveitar o melhor desse conceito tão importante para a arte mundial, podendo trazê-lo ainda para sua vida e para a decoração do seu lar!
Aproveite sua passagem pelo nosso blog para seguir aprendendo sobre muitos outros estilos de pintura que você pode explorar para enriquecer a decoração da sua casa. Outro excelente exemplo de estética que pode ser adotada por meio dos quadros são as obras de arte renascentista.
Desfrute, também, de outro estilo extremamente importante para o desenvolvimento cultural da humanidade, trazendo toda a representatividade, poder e elegância desse movimento para os cômodos da sua casa.
Até o próximo post!





