Os quadros podem compor a decoração de muitos ambientes como quartos, salas de estar, salas de jantar, escritórios, cozinhas e até banheiros. Um objeto decorativo versátil que pode trazer um charme ao ambiente.
Mas antes de sair colocando ou pendurando quadros pela casa, é importante escolher um tamanho que harmonize com o local, sem pesar visualmente. Para isso, é preciso considerar alguns fatores como tamanho do ambiente, disposição dos móveis ou se vai usar mais de um quadro na composição.
Hoje, trouxemos algumas dicas para te auxiliar na missão de escolher o tamanho de quadro certo para deixar sua casa ainda mais bonita, confira!
Quais são os principais tamanhos dos quadros?
Os tamanhos dos quadros podem variar bastante nas dimensões de altura e largura. O que é ótimo, pois assim você pode escolher o que mais se encaixa com a proposta de decoração. Aqui no Meu Rodapé, você pode personalizar o seu quadro com os seguintes tamanhos:
- Quadro pequeno: 30 cm x 40 cm e 40 cm x 60 cm;
- Quadro médio: 50 cm x 70 cm;
- Quadro grande: 60 cm x 90 cm e 70 cm x 100 cm;
- Quadro gigante: 90 cm x 130 cm.
Os quadros pequenos são perfeitos para preencher espaços menores, como aquela parede do corredor ou do hall de entrada. Eles também ficam charmosos apoiados em prateleiras ou nichos junto a outros objetos decorativos.
Já os médios são opções coringas na decoração, pois podem ser usados em espaços menores e também nos maiores em composições.
Agora para quem busca um destaque visual no ambiente, os quadros grandes são perfeitos! Mas não podemos esquecer de considerar outros fatores do ambiente, olha só:
Como escolher o tamanho ideal para quadros?
Além de escolher por um modelo de quadro que combine com o estilo do ambiente que você está decorando, é fundamental se atentar ao tamanho em relação ao lugar que ele será colocado.
Ou seja, antes de comprar um quadro, é preciso analisar o espaço como um todo — desde as dimensões, a presença de outros objetos decorativos até as particularidades de cada ambiente.
Por isso, é bem difícil falarmos qual o tamanho ideal de um quadro para você! Entretanto, algumas dicas podem te ajudar a determinar a medida.
1. Escolha um tamanho proporcional ao espaço
Uma dica valiosa para não errar na escolha do quadro é considerar a proporção do ambiente:
- Paredes amplas suportam quadros maiores e podem preencher o espaço de forma impactante;
- Já o mesmo quadro em uma parede menor, pode causar uma poluição visual.
Outro fator a considerar é o tamanho do pé direito do local. Em salas com tetos altos, por exemplo, quadros com dimensões generosas podem verticalizar visualmente o ambiente. Já em um ambiente mais baixo, a mesma dimensão pode criar uma sensação de achatamento, que não é agradável.
Veja mais algumas considerações:
Tamanhos de quadros para paredes grandes
Em ambientes espaçosos, quadros maiores funcionam bem para preencher espaços de maneira proporcional, criando um ponto focal interessante na decoração.
Se quiser criar uma atmosfera mais intimista, considere a possibilidade de criar composições com quadros menores de forma harmônica.
Tamanhos de quadros para paredes pequenas
Os espaços menores requerem um cuidado especial no tamanho dos quadros. A sugestão é optar por quadros pequenos ou médios e escolher somente uma parede de destaque.
2. Não se esqueça de considerar a mobília
O tamanho do quadro deve estar coerente com a atmosfera desejada, ou seja, considerando todos os itens de decoração do local.
Geralmente, os que marcam mais presença são os móveis. Se você está decorando um local novo, perceberá que só de colocar os móveis escolhidos, o ambiente já ganha outra visualização.
A dica aqui é testar layouts considerando a disposição e o tamanho dos móveis antes de fixar o quadro no local. A dimensão do quadro deve ser proporcional a ponto dele complementar visualmente os móveis.
3. Cuidado ao usar mais de um quadro
A composição de quadros é uma tendência forte na decoração. Se você quer usar mais de um quadro na mesma parede para adicionar mais estilo na sua casa, é preciso se atentar ao espaço total que eles vão ocupar, não se esqueça de considerar o espaçamento entre eles.
Você pode combinar quadros de mesmo tamanho em uma linha vertical e quadros com diferentes tamanhos, sempre pensando em criar uma organização harmoniosa.
4. Ajuste o tamanho do quadro em relação à altura dos olhos
Mais que um objeto decorativo, os quadros são obras de arte para se admirar. Assim, considere usar um tamanho que seja visualmente confortável aos olhos.
Por exemplo, um quadro muito pequeno em um espaço grande pode se perder do espectador, assim como quadros muito grandes em ambientes que não oferecem recuo suficiente, ficam desconfortáveis de observar.
Dica: para ter uma base de como o quadro ficará na parede, considere que posicioná-lo entre 142,5 a 150,5 cm do piso para ser admirado por completo.
Agora que você está preparado para escolher o tamanho de quadro ideal, que tal conferir nosso post sobre tipos de molduras e optar pela que mais combina com a sua decoração?