Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Sala rebaixada: o que é, como fazer, principais vantagens

  • Tendencias
  • 09/05/2023
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Investir em uma sala rebaixada para potencializar o design da decoração de sua casa pode ser uma opção para quem deseja trazer um toque moderno ao espaço. Afinal, apostar neste tipo de projeto arquitetônico é ideal para proporcionar conforto e elegância ao ambiente.

Antes de considerar rebaixar a sua sala, é importante pensar se ela combina com o estilo de decoração que pretende implementar, se esse modelo de espaço de convivência combina com seu estilo de vida.

Entenda um pouco mais sobre esse conceito, como pensar na elaboração deste espaço, além das vantagens de investir no design arrojado na decoração. Confira!

O que é uma sala rebaixada?

A sala rebaixada, que em inglês recebe o nome de “sunken living”, trata-se de um espaço em sua casa que fica a um nível inferior. Ou seja, mais baixo que o restante da casa ou apartamento, dando a sensação que esta área está embutida na área de convivência.

Vale lembrar que elas não precisam estar, necessariamente, dentro de casa, elas podem fazer parte do design de uma área externa, como jardins, churrasqueiras e piscinas. O objetivo desse espaço é promover uma maior interação entre as pessoas de maneira mais reservada.

Ela possui como características elementos do estilo reto alinhados ao design, formas mais orgânicas e uma estética mais arredondada.

sala abaixo do nivel do chão

Como elaborar uma sala rebaixada?

O primeiro passo para elaborar a sala em uma casa ou apartamento é considerar a área disponível para se fazer tal mudança. Porque se trata de um espaço que fica em um nível inferior, é necessário projetar e encaixar escadas para se conectar ao conceito, afinal é uma área de convivência.

O segundo ponto é considerar os móveis que serão usados, pois eles são na maioria das vezes embutidos, sendo necessário contratar os serviços de uma empresa especializada — principalmente para elaborar os sofás.

Aproveite para conferir as melhores cores para aplicar na parede de uma sala!

Em que tipo de estilo arquitetônico a sala rebaixada combina?

Geralmente, traz uma estética mais moderna à decoração do ambiente, mas isso não quer dizer que outros estilos não possam ser contemplados com esse detalhe no design de uma casa.

A dica é trazer o estilo de decoração usado para este ambiente, alinhando cores, móveis, texturas e materiais, o que fará com que todo o ambiente fique equilibrado visualmente e com um toque mais moderno.

sala mais abaixada com plantas e móveis em madeira

Um desses materiais é o painel ripado! Se você quer saber mais detalhes sobre a instalação da peça em uma sala, clique aqui e confira.

Quais são os principais elementos de uma sala rebaixada?

Os elementos que costumam compor uma sala rebaixada são os sofás, geralmente embutidos, e ficam em volta de todo o espaço usado para compor esse “poço de interação”.

Uma mesa de centro também pode ser utilizada para promover a integração, maior conforto e proximidade.

A iluminação costuma ser a utilizada no local onde está inserida, mas isso não significa que uma luminária suspensa ou algo mais direcionado não possa ser utilizado, trazendo a este espaço um toque ainda mais intimista e destacado.

sofa com almofadas

Já que estamos falando de iluminação, temos um guia exclusivo para a sala, confira!

Quais as vantagens de uma sala rebaixada?

Gostou desse tipo de sala? Confira quais são as vantagens de investir no design:

  • Maior aproximação: Por se tratar de um espaço de convivência, pode proporcionar maior aproximação entre as pessoas de maneira acolhedora e mais intimista. O espaço é ideal para confraternizar com os amigos e familiares;
  • Originalidade: se estiver no meio da sala, promove um toque a mais de criatividade em sua decoração, tirando-a do óbvio. Ainda é possível deixar esse espaço mais interessante com o uso de cores, texturas e outros elementos que auxiliem na ornamentação;
  • Espaço ampliado: Com ela é possível ampliar o espaço do ambiente sem a necessidade de investir em uma grande reforma, ou diminuir a área de outros cômodos da casa para conseguir tal efeito. Porque a altura dos outros ambientes internos são automaticamente ampliadas.

sala rebaixada com poltronas, plantas e utensílios decorativos

Uma sala rebaixada pode trazer ao ambiente o toque intimista e aconchegante em uma sala de estar, aliado ao moderno e sofisticado que o deixará mais estiloso.

O que acha de conferir as nossas dicas de como compor uma sala com quadros?

Existem desvantagens em ter uma sala rebaixada

Mas saiba que nem tudo são flores! Entenda quais os contras que devem ser considerados antes de implementar o conceito em sua sala:

Custo

Elaborar uma sala rebaixada está diretamente relacionada a um bom projeto arquitetônico. Além do profissional que elabora todo o projeto, a compra dos materiais de qualidade também será necessária, aumentando o valor para investir.

Por isso, considere se vale a pena fazer tal investimento, uma vez que, para desfazer, os gastos tendem a ser ainda maiores.

obra inacabada com escadas, cimentos e cabos

Baixa versatilidade

Para quem gosta de mudar o estilo e o visual da casa sempre é importante pensar bem antes de considerar investir em uma. Isso porque, além do alto custo para fazer o projeto, após a sua finalização se torna mais limitado mudar o layout do espaço.

Para modificar, é possível investir em objetos, novas almofadas, cores de tecidos para o sofá e outros elementos que podem te ajudar a mudar a cara do ambiente.

sala decorada com uma estante de livros

Amplitude

Se o espaço usado para fazer a sala for muito pequeno, o projeto pode trazer a sensação de claustrofobia, uma vez que ao implementá-la em espaços muito pequenos a amplitude é afetada.

Converse com o responsável pelo projeto arquitetônico e certifique-se de que não terá essa característica, o que pode dificultar a harmonia da decoração.

ambiente aberto com uma planta

Fluxo de tráfego reduzido

Uma das principais características são suas escadas de acesso, sendo necessário subir e descer para estar neste espaço. O que pode não ser uma boa ideia, caso pessoas com pouca mobilidade precisem acessar esse ambiente.

pessoa descendo as escadas

Por isso, é importante pensar nesses detalhes e investir em um projeto arquitetônico que atenda às suas necessidades e esteja de acordo com o seu estilo de vida.

Esse projeto pode tornar o seu ambiente muito mais interessante, intimista e excelente para convívio se for muito bem pensado e estruturado. Além de potencializar o design da casa com uma decoração estilosa.

Vale lembrar que em espaços maiores, a sala rebaixada pode ser implementada na área externa, tornando os encontros de família e amigos ainda mais especiais, por isso considere todos os detalhes.

Invista em um design diferenciado e super estiloso que somente essa sala pode proporcionar ao seu ambiente.

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorSala minimalista: o que é, montagem e principais vantagens
PróximoO que é retrofit? Conheça todos os detalhes da tendênciaNext
Quarto suspenso: o que é, como fazer e dicas de decoração Biblioteca em casa: conheça 10 dicas para elaborar a sua Quadro infantil: como escolher e modelos para quartos Sala de estudo: dicas de como montar e decorar o ambiente Quadros de natureza na decoração: 6 maneiras para aplicar
Quarto suspenso: o que é, como fazer e dicas de decoração
Biblioteca em casa: conheça 10 dicas para elaborar a sua
Quadro infantil: como escolher e modelos para quartos
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO