O conceito popular de que “menos é mais” sempre foi um guia para a manutenção do bom senso na elaboração da decoração de algum lugar. Com isso em vista, é muito difícil superar a praticidade — e eficiência — de uma sala minimalista frente a outros estilos mais chamativos.
Para que você conheça o que há de melhor neste conceito, é preciso compreender seus significados, bem como conhecer suas possibilidades de montagem, que vão das melhores cores de parede para se inspirar e da organização do ambiente até as principais vantagens deste estilo!
Siga conferindo este post e conte com o blog Meu Rodapé para entender tudo o que precisa sobre a decoração de uma sala com estilo minimalista!
O que é uma sala minimalista?
Os principais conceitos de uma sala minimalista giram em torno de decorações simples, mas elegantes.
ideia é criar um ambiente que promova leveza e aconchego sem abrir mão de sofisticação, visando deixar o espaço cada vez mais convidativo para todos.
Outro ponto importante que a ideia de uma sala dessas apresenta é a boa organização e aproveitamento do espaço. Isso porque ter um espaço cheio de móveis e itens decorativos — ou seja, carregada de informações visuais vai contra o ar mais leve que uma decoração minimalista deseja transmitir.
Cores mais neutras nas paredes, sofás, cortinas e em demais elementos de decoração também conversam muito bem com a ideia minimalista.
Até a iluminação entra em jogo tanto para compor o contexto visual mais ameno quanto para ressaltar discretamente algum elemento específico.
Vantagens de se ter uma sala minimalista
A opção pela estruturação de uma sala minimalista apresenta vantagens que vão muito além do gosto pessoal por visuais simplificados. Muitas características naturalmente ligadas a estas ideias acabam por beneficiar diretamente a sua sala de alguma forma.
Ao optar pelo aproveitamento dos espaço, você também tem a chance de substituir móveis por modelos mais atuais e funcionais, que atendam mais de uma função, sem ter um design tão chamativo.
Ainda sobre as escolhas de móveis e demais elementos neste contexto, a opção por qualidade frente à quantidade te faz escolher produtos feitos em materiais mais duradouros e de maior utilidade. Isso te ajuda a economizar em longo prazo!
Além de tudo isso, se estas novas opções seguirem os preceitos do minimalismo, você contará com itens também versáteis, capazes de serem mudados de lugar e continuar combinando!
1. Confira os principais aspectos da montagem de uma sala minimalista
Com as principais bases do conceito minimalista bem estabelecidas e as suas vantagens devidamente apresentadas, é hora de você começar a visualizar as possibilidades disponíveis para sua sala!
As nossas orientações passam desde a paleta de cores e vão até detalhes das estruturas dos móveis e objetos de decoração mais indicados, podendo ser aplicadas em qualquer tipo de espaço.
2. Preferência por paletas de cores neutras
A escolha da paleta de cor é o fio condutor para você seguir na elaboração da decoração.
Isso porque não somente é coerente escolher cores para a sala mais neutras e que se mantenham próximas, como o próprio tom escolhido pode ir além e ditar aspectos físicos e estruturais dos móveis, cortinas e itens de decoração.
É natural, então, pensar no branco como ponto de partida base desta escolha. Mas é possível explorar tonalidades diferentes e com um pouco mais de “personalidade”, como o cinza, o bege e o próprio off-white.
3. Controle de iluminação natural e artificial
Uma sala minimalista precisa de boa iluminação para se destacar, mesmo mantendo a ideia mais clean e de maior discrição. Para isso, é importante contar com cortinas mais leves ou que te permitam controlar melhor a luz natural que entra no ambiente.
E, claro, tem também o cuidado com a iluminação artificial para as noites. A ideia é que as lâmpadas não sejam tão fortes ou amareladas, com muitas opções eficientes e duradouras disponíveis até mesmo em mercados.
Mas caso você queira investir ainda mais, vale considerar um novo projeto de iluminação que inclua, por exemplo, lâmpadas inteligentes que te permitam controlar a quantidade de luz emitida com maior precisão.
4. Praticidade e economia de espaço com móveis funcionais
Contar com móveis funcionais é uma dos elementos do minimalismo na decoração que mais te trará vantagens práticas. Isso porque o objetivo de contar com o mínimo de elementos possíveis para a composição do design da sala pede para que cada móvel não seja só decorativo, mas te ofereça uma ou mais funções práticas.
Bons exemplos dentre as opções existentes são as estruturas que contem com baús embutidos, aparadores com mesas e estantes escondidas ou embutidas. Tudo que te faça economizar espaço com eficiência e classe é bem-vindo!
Outra dica importante sobre os móveis é que se recomenda a escolha de designs baseados em traços mais retos, simples e diretos. Esta característica não somente prioriza a efetividade e o bom aproveitamento de espaço das peças, como também segue a proposta visual minimalista.
5. Quadros podem fazer a diferença na decoração
Os elementos decorativos da sua sala devem ser escolhidos a dedo, considerando que o ideal é contar com poucas opções na decoração minimalista. Portanto, estas peças têm a obrigação não só de seguir o conceito, como também apresentar algum destaque.
Os quadros são opções que podem trazer muita elegância tanto em sua estrutura quanto nas ilustrações e tons apresentados. Pinturas discretas nos detalhes e chamativas no conceito — como os quadros em one line — seguem muito bem as diretrizes minimalistas.
Ainda é possível deixar para os quadros os detalhes de cores diferentes da paleta de cor escolhida, desde que as tonalidades escolhidas sejam mais “sóbrias”. Uma imagem composta por detalhes que destacam um belo azul-escuro, cor que marca sua presença sem perder a elegância, pode ser o diferencial que faltava para levantar sua sala!
Falando nisso, você pode conferir também no nosso blog dicas de como fazer composições de quadros para a sala. Assim, vai se tornar um expert também das possibilidades que um conjunto de quadros te oferece na hora de definir o destaque do ambiente!
6. Limpeza e organização são cruciais para manter a ideia
Se os lemas de uma sala minimalista são a classe, a discrição e a sensação de tranquilidade transmitidas, manter este ambiente sempre organizado é uma obrigação para que se aproveite o máximo dela.
Isso é muito importante também para garantir a exposição visual dos poucos elementos que compõem a decoração. De quebra, ajuda também na durabilidade dos móveis funcionais, diminuindo as chances que eles sejam usados da maneira incorreta ou apresentem algum problema por acúmulo de sujeira e afins.
Viu só quantas vantagens e possibilidades o estilo minimalista te oferece na decoração de uma sala? Esse conceito que alia tão bem a praticidade à simplicidade e elegância é muito mais acessível do que parece!
Fique à vontade para usar os conceitos aprendidos por aqui na montagem da sua sala dos sonhos!