Do icônico quadro de Marilyn Monroe (1962), feito por Andy Warhol ao quadro Bebê Radiante (1990) de Keith Haring, a Pop Art é reconhecida como um dos movimentos artísticos mais famosos do mundo. Com o significado de ‘’Arte Popular’’, ela apareceu durante a década de 1950 como uma espécie de reação ao movimento do expressionismo.
O termo Pop Art é uma abreviatura de Popular Art, traduzido literalmente como Arte Popular, escolhido pelo crítico Lawrence Alloway. O termo foi escolhido por ele por conta das principais características do movimento e principalmente ao fato da reprodução dos temas que eram ligados ao consumo, estilo de vida, anúncios, publicidade e revistas.
Pronto para saber mais sobre a Pop Art, sua origem, características e os principais nomes por trás desse movimento artístico? Então continue com a leitura e veja o que o Blog da Meu Rodapé elaborou para você sobre mais um estilo de pintura!
O que é Pop Art?
O Pop Art foi um movimento artístico que se iniciou durante os anos 50. Também conhecido como Popular Art, o movimento ganhou visibilidade nos Estados Unidos e na Inglaterra por atuar como uma reação do expressionismo, movimento artístico europeu que defendia a liberdade individual.
Por meio do Popular Art, os artistas da época conseguiram demonstrar toda a insatisfação por conta da separação da arte e de todas as massas. Além disso, o movimento tinha como objetivo criar críticas ao consumismo e à sociedade do consumo.
Os artistas envolvidos utilizaram símbolos de publicidade e outros signos estéticos para realizarem suas obras. Os principais alvos eram comerciais de televisão, histórias em quadrinhos, publicidade em geral, entre outros. Com isso, conseguiram aproximar-se a expressão artística da vida cotidiana.
A corrente artística que o Pop Art pertence é conhecida como descendente direta do dadaísmo. Em suas obras, utiliza-se quase sempre um discurso cômico e exploração das cores. Os artistas desse movimento também conseguiam transformar em ícones simples objetos do cotidiano.
Onde e como surgiu a Pop Art?
Ao que se sabe, a Pop Art surgiu durante os anos 50 na Inglaterra. Os responsáveis pela origem do movimento pertenciam a um grupo de artistas chamado Independent Group. Com eles, as principais bases da expressão artística foram demonstradas pela primeira vez.
Mesmo pertencendo a Inglaterra, foi em Nova York, nos Estados Unidos, que a Pop Art conseguiu decolar. O movimento apareceu na cidade por volta dos anos 1960, dez anos após sua origem. Foi lá que as obras tomaram novas proporções e chamaram atenção de críticos de arte e, consequentemente, do mundo todo.
Você gosta de saber a história por trás dos estilos artísticos? Então confira os detalhes do nascimento da arte gótica!
Quais são as características da Pop Art?
O movimento artístico Pop Arte caracteriza-se principalmente pela aproximação das formas de arte com a vida cotidiana. Além disso, suas obras são facilmente identificadas por conta da utilização de cores extremamente vibrantes e intensas.
Nesse movimento, destaca-se também a utilização da serigrafia, que consiste no processo de impressão feito pela vazão de tinta com a ajuda de um puxador.
Também podemos destacar as seguintes características:
- Obras temáticas (consumo, sexualidade, industrialização, entre outros);
- Imagens de personalidades;
- Estética industrial;
- Utilização do universo de quadrinhos;
- Peças publicitárias;
- Cultura de massa.
Entre as principais formas de expressão desse movimento artístico, destaca-se a reprodução rápida, como impressão em papel, grafite, foto colagem e o silk screen. Poliéster, látex e tinta acrílica estão entre os materiais mais utilizados nas obras.
Com isso, o movimento artístico conseguiu influenciar diretamente a arte urbana e o grafite que conhecemos. Ainda hoje, conseguimos ver nessas artes técnicas, cores e linhas criadas na época de ascensão da Pop Art.
Gostaria de conhecer outro estilo repleto de cores e detalhes? Confira tudo sobre a Art Nouveau!
Quais os principais artistas do Pop Art?
Os artistas americanos que mais se destacaram no Pop Art foram: Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Claes Oldenburg e Keith Haring. No Brasil, também, houve grandes nomes relacionados ao Pop Art, como Antonio Dias e Cláudio Tozzi.
Conheça mais sobre os artistas a seguir:
1. Andy Warhol
Andy Warhol é de fato um dos maiores nomes do movimento artístico Pop Art.
Pintor e cineasta, Warhol era conhecido por utilizar seus ídolos em suas obras. Conforme o artista, ele escolhia essas celebridades, como Elvis Presley e Marilyn Monroe, porque as consideravam “vazias”.
Além disso, Warhol foi responsável por colocar crítica ao consumo em suas telas, para isso utilizava-se do nome e imagem de grandes marcas.
2. Roy Lichtenstein
A maioria das obras de Roy Lichtenstein eram inspiradas em quadrinhos. Suas obras eram pintadas em tinta acrílica ou óleo, assim conseguia reproduzir todos os elementos gráficos utilizados em histórias em quadrinhos da época.
Lichtenstein também utilizava da técnica pontilhista, da qual uma pintura é criada por meio de pequenos pontos em cor para provocar uma mistura óptica ao olhar.
3. Claes Oldenburg
Claes Oldenburg foi um escultor que também teve seu nome marcado na Pop Art, juntamente com os grandes Roy Lichtenstein e Andy Warhol.
Ele ficou famoso por criar esculturas exageradas e com a utilização de cores extremamente vibrantes. Segundo o artista, suas esculturas deveriam mudar a percepção dos objetos que rodeiam as pessoas no dia a dia.
4. Keith Haring
Também muito presente nesse movimento artístico, Keith Haring foi um pintor que trabalhava com obras semelhantes ao grafite que conhecemos pela cultura de rua, sua maior inspiração.
Hering iniciou sua carreira como artista apenas desenhando em estações de metrô na cidade de Nova Iorque. Vale ressaltar que, nesses desenhos, ele utilizava somente giz.
5. Antonio Dias
Antonio Dias é um artista lembrado por participar da exposição ‘’Opinião 65’’, atualmente considerada um marco do movimento de Arte Popular no Brasil.
Ele ganhou notoriedade por utilizar características desse movimento que conheceu nos Estados Unidos. Além disso, Dias também atuou como diretor do Belas Artes, intuito situado no Rio de Janeiro.
6. Claudio Tozzi
As obras mais famosas de Claudio Tozzi na Arte popular do Brasil foram aquelas que técnicas de reprodução fotográfica foram utilizadas.
Entre essas obras destaca-se a ‘’Guevara vivo ou morto’’. A obra ficou exposta em Brasília no ano de 1968, mas foi destruída rapidamente durante um atentado de um grupo radical de direita. Após o atentado, a obra foi restaurada por Tozzi.
Quais são as obras mais famosas da Pop Art?
Muitas obras que fizeram sucesso no Pop Art, como “A Banana” (Andy Warhol), “Kiss V” (Roy Lichtenstein) e “Marilyn Diptych” (Andy Warhol), até hoje são expostas em museus e espaços de arte do mundo inteiro.
Muitas dessas obras podem custar milhões de dólares. Porém, existem mais obras que marcaram a Arte Popular da época.
Conheça as principais:
Kiss V – Roy Lichtenstein (1964)
Roy Lichtenstein gostava de valorizar histórias em quadrinhos com suas obras e por usar a técnica de pontilhismo.
Essas suas características são encontradas na obra “Kiss V”, uma das mais famosas do artista. Nela, uma mulher chora ao abraçar um homem. Cores vivas e detalhes bem marcados são utilizados para potencializar o quadro.
A Banana- Andy Warhol (1960)
“A Banana” é uma obra de Andy Warhol que rodou o mundo inteiro. Nessa obra, uma banana é retratada com cores vibrantes e marcações fortes. Essa obra também é famosa por ser escolhida como capa de um disco da banda Velvet Underground.
Latas de Sopa Campbell – Andy Warhol (1962)
Além das já mencionadas, há também as “Latas de Sopa Campbell”, também chamada de 32 latas de sopa Campbell.
A obra é elaborada utilizando uma variedade de pinturas individuais de latas de sopa Campbell, uma marca tradicional nos Estados Unidos. Para a obra, Warhol utilizou a técnica de tinta de polímero sintético em tela.
Marilyn Diptych – Andy Warhol (1962)
Andy Warhol gostava de criar obras com a imagem de celebridades, por isso resolveu criar “Marilyn Diptych”. Essa obra foi criada com uma única imagem de Marilyn Monroe, porém Warhol conseguiu incluir movimento aos seus olhos.
Foi utilizado também cores fortes e cruas em uma parte da obra, na outra as imagens aparecem somente em preto e branco.
A Pop Art foi de extrema importância para a história da arte. Além da popularização de diversas novas técnicas de criação, o movimento foi responsável por realizar críticas a celebridades e ao consumismo apenas com a possibilidade de produção de imagens, as chamadas pops. Que mesmo após tantos anos, ainda são conhecidas no mundo e fazem parte de grandes museus!
Gostou de conhecer os detalhes da Pop Art? Então continue navegando pelo Blog da Meu Rodapé e aproveite todos os outros conteúdos voltados ao mundo artístico!
Conheça também:
- Arte impressionista: conheça os detalhes do movimento;
- Arte barroca: história, características e principais obras;
- Arte renascentista: características, obras e artistas.