Você está pensando em maneiras diferentes de decorar o teto da sua casa para criar ambientes diferenciados? Pois saiba que incluir sancas no seu projeto pode dar uma identidade totalmente nova para seus cômodos, proporcionando mais estilo e sofisticação.
Mas, você sabe o que é a sanca e os efeitos que ela proporciona ao ambiente? Não? Fique tranquilo, pois neste post nós respondemos a essas e outras questões e, para completar, te damos dicas de onde usar cada tipo delas. Vamos lá!
Afinal, o que é sanca?
A sanca nada mais é do que um acabamento utilizado entre o teto e as paredes, podendo ser apenas decorativa ou fazer parte do projeto de iluminação do ambiente. Com a sanca você consegue compor ambientes com uma decoração mais tradicional ou moderna, criando verdadeiros desenhos e obras de arte no teto como ondas, relevos e faixas que tornam qualquer espaço mais criativo.
São artefatos para decoração que podem dar uma outra cara para qualquer cômodo da casa: seja na sala sala, quartos, cozinha, banheiro ou hall de entrada, elas tem o poder de mudar a decoração com muito estilo.
Quais os tipos de sanca?
Agora que você já sabe qual a função da sanca na decoração, vamos te apresentar quais são os tipos mais comuns utilizados nos espaços e te dar algumas ideias de onde aplicar na sua casa. Anote as dicas!
Sanca aberta
A sanca aberta, como o próprio nome diz, é um modelo de acabamento com espaços e vãos para inserir a iluminação do ambiente, seja ela lâmpadas, mangueiras de luz ou fitas de led. Nesse caso, a abertura é focada na área central, com fechamento nas laterais e as luzes ficam instaladas nesses espaços abertos.
Com isso, a iluminação reflete para dentro do ambiente e também no teto, trazendo uma iluminação mais difusa para o espaço. São bastante usadas para tetos de salas de estar e de jantar, criando uma decoração incrível para esses espaços.
Sanca fechada
Já a sanca fechada, ou roda teto como também é conhecida, é como se fosse uma moldura para os tetos e sua principal função revestir a união entre o teto e a parede, protegendo-a. Além disso, é um artifício muito utilizado para a decoração, dando um ar mais sofisticado e clássico para o ambiente.
Nesse tipo de sanca, a iluminação geralmente é na área central do teto, mas você pode utilizar spots nas laterais para criar uma iluminação direcionável para dar destaque nas paredes. Você pode aplicar a sanca fechada em todos os ambientes da casa.
Leia também: como pintar o roda teto? Veja ideias inspiradoras
Sanca invertida
A sanca invertida se assemelha à sanca aberta, mas, neste caso, a abertura é direcionada às paredes, o que causa uma sensação de “rebaixamento” do forro. Costuma ficar cerca de 20cm distante das paredes.
É um tipo de sanca excelente para criar um clima mais intimista, já que permite utilizar iluminação indireta, porque o sistema de iluminação fica escondido. Então é perfeita para utilizar em quartos e salas de TV, por exemplo.
Qual o melhor material para sanca?
A sanca pode ser feita de diversos materiais e a escolha deles vai variar de acordo com o modelo que você vai adotar na sua casa ou apartamento. Os preços entre eles também podem variar bastante, então vale a pena pesquisar e ver qual possui a melhor relação custo-benefício. Vamos a eles?
Sanca em EVA
Uma das tendências em decoração a sanca ou roda teto em EVA tem feito muito sucesso devido à praticidade e facilidade na instalação. O produto é resistente, autocolante e com uma ou duas pessoas é possível aplicar sem grandes complicações e sem sujeira. No melhor estilo DIY (Faça Você Mesmo), em poucos minutos, você pode dar uma nova cara a qualquer ambiente.
Outra vantagem desse tipo de material de sanca é o preço, que oferece melhor custo benefício em relação a outros. Além disso é um produto com ótima durabilidade e fácil de limpar e não estufa, podendo ser utilizado em ambientes mais úmidos como banheiros.
Rodapé de EVA é bom? O que é, dicas e mais!
Gesso
O gesso é bastante comum na construção de sancas, por darem um tom elegante ao espaço e encher os ambientes de beleza de maneiras bem criativas. Esse é um dos materiais que podem ser conjugados com a iluminação com um custo-benefício intermediário, porém sua instalação acaba por gerar bagunça e sujeira, além de necessitar de profissionais e mão de obra qualificada para a instalação.
Drywall
É um tipo de sanca de gesso, mas com materiais na composição que são um pouco mais resistentes à umidade ou ao mofo e ajudam a prevenir o “amarelamento” do gesso, que pode acontecer com o passar dos tempos. Esse tipo de material costuma ter um preço mais alto, justamente por ter esses itens em sua composição.
O importante na hora de escolher o tipo ideal é pensar em qual tipo de ambiente que você quer criar. Se você procura uma decoração mais minimalista e clean, a sanca fechada é uma ótima opção para criar esse efeito. Agora se a sua praia é um ambiente mais moderno, a aberta ou invertida pode te dar efeitos diferentes e, combinadas com a iluminação, agrega ainda mais o aspecto sofisticado.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre as sancas? Esperamos que sim e que agora você tenha mais conhecimento para escolher qual sanca você vai instalar na sua casa. Continue acompanhando nosso blog para ter mais dicas de como decorar diversos ambientes.