A beleza natural dos mármores encanta muitas pessoas e pode deixar os ambientes mais sofisticados e elegantes. Porém, o preço da pedra pode não ser tão acessível para alguns orçamentos de fim de obra ou de reforma.
Uma alternativa econômica para levar esse visual para sua decoração é usar o marmorato. Esse é um tipo de pintura de parede com uma base lisa e veios marcantes que se assemelha muito ao mármore.
Quer saber mais sobre o marmorato e como valorizar sua decoração com esse efeito? Acompanhe o post de hoje!
O que é marmorato?
Marmorato é uma técnica de pintura inspirada na textura e no visual dos mármores. É uma forma mais acessível do que o uso da pedra natural e pode ser aplicada em paredes, colunas e painéis internos e externos de ambientes residenciais ou comerciais. O resultado do marmorato é igualmente elegante ao mármore, com o mesmo efeito vitrificado e brilhante.
É possível explorar diferentes cores para chegar ao visual dos tradicionais mármores como o Carrara, Travertino, Calacatta, Ônix ou Nero Marquina.
Para quem quer ousar, também é possível encontrar versões coloridas como rosa, roxo, azul e vermelho. A escolha vai depender do estilo escolhido para a decoração e do gosto pessoal dos moradores.
Qual a diferença entre o marmorato e o cimento queimado?
A principal diferença entre essas duas técnicas de pintura está na forma de fazer e no resultado visual. O cimento queimado é um tipo de acabamento mais rústico, onde se passa a massa na parede, lixa e passa um verniz (brilhante ou fosco).
É um recurso muito usado em ambientes que seguem o estilo industrial, combinado com móveis de madeira com metal preto, revestimentos de tijolinhos e outros objetos característicos,
Já o marmorato tem um acabamento mais sofisticado. Os tons mais claros são escolhidos para compor decorações clássicas e minimalistas. O marmorato inspirado em mármores mais escuros é perfeito para ambientes modernos e elegantes.
Este tipo de pintura requer um pouco mais de habilidade para a finalização, onde é aplicado uma cera específica na superfície e conquistar o visual da pedra natural. Vamos mostrar um passo a passo de como fazer mais abaixo.
Qual material usado para fazer marmorato?
Se você gostou do efeito marmorato e quer testar aí na sua casa, primeiramente vai precisar adquirir alguns materiais, veja a lista:
- Massa própria para efeito marmorato;
- Espátula de aço;
- Desempenadeira;
- Flanela;
- Massa corrida PVA;
- Lixa.
Passo a passo de como conquistar o efeito marmorato
Com os materiais separados, agora chegou a hora de colocar a mão na massa e dar uma cara nova para aquela parede que está tão sem graça aí na sua casa. Se você não tiver muita habilidade com os pincéis, tintas e massa, pode pedir ajuda de um profissional da área.
Mas se você já conferiu nossas dicas de como pintar a parede e quer avançar no nível do DIY, é só seguir o passo a passo:
1. Prepare a parede
Esse sempre será o primeiro passo de qualquer mudança que você fizer na sua parede! Deixe a superfície livre de rachaduras, furos e relevos. Essas imperfeições comprometem o resultado do marmorato.
Use massa corrida para tampar os furos e rachaduras, deixe secar pelo tempo recomendado na embalagem e lixe até obter um acabamento liso. Ao terminar, passe uma flanela em toda a parede para retirar o pó que pode ter acumulado.
2. Aplique a massa para efeito marmorato
Após o preparo da parede é hora de aplicar a massa própria para o efeito marmorato. Para isso, utilize uma espátula de aço para pegar a massa da barrica e colocar na desempenadeira.
Espalhe a massa na parede sem se preocupar com a simetria. O efeito mármore se dá por essa aplicação irregular. Após a aplicação espere a superfície secar bem. É importante seguir as orientações presentes no rótulo do produto, mas o tempo de espera pode demorar em torno de 6 a 8 horas.
3. Lixe toda a superfície
Passado o tempo de secagem é preciso lixar a superfície. Essa etapa é importante para retirar relevos e excessos de massa e garantir um acabamento mais liso.
Repita as etapas 2 e 3 para nivelar a superfície antes de seguir para o acabamento. Lembre-se de sempre esperar o tempo de secagem entre uma demão e outra.
4. Acabamento com cera
Quando chegar aqui, você já terá uma parede marmorizada, mas com a falta de uma característica visual muito marcante do mármore: o brilho. A cera é que vai dar este acabamento final.
Após as camadas secas e lixadas, passe a flanela para retirar o pó da superfície e aplique a cera por toda parede. Finalize com polimento.
5. Decore conforme seu estilo
A parede marmorizada tem uma presença muito marcante, o que não significa que ela não pode ser decorada. Quadros de frases, de animais, de natureza, prateleiras e boiseries podem valorizar ainda mais essa parte da sua casa.
Essa é uma ótima ideia para você que quer mudar o visual da parede atrás do painel da TV da sala, da cabeceira da cama ou do escritório.
E aí, gostou de conhecer essa técnica de pintura? Aqui no blog da Meu Rodapé você encontra muitas dicas e as principais tendências da decoração para deixar sua casa aconchegante e ainda mais bonita!
Até o próximo post!