A tendência dos guarda-roupas abertos está ganhando cada vez mais força e dentre as opções disponíveis para estruturar a organização de roupas.
Trata-se de uma versão repaginada dos tradicionais closets, que é capaz de trazer benefícios não somente estéticos seguindo conceitos da arquitetura escandinava, como físicos para seu quarto e para as próprias roupas.
Para conhecer melhor tudo que essa nova alternativa tem a oferecer, confira esse material especial, elaborado pelo Blog da Meu Rodapé, para fazer uso dessa opção dentro de sua casa e usufruir dos seus benefícios, indo desde a estrutura diferente até os benefícios para conservação e organização das peças guardadas.
Boa leitura!
O que é um guarda-roupa aberto?
O guarda-roupa aberto — também chamado de closet aberto, se preferir — é uma alternativa baseada nos guarda-roupas tradicionais que, ao invés de apresentar o perfil característico com portas e demais estruturas reforçadas, aposta em um corpo vazado, com gaveteiros, divisórias e cabideiros à mostra.
Isso faz com que as peças de roupas e calçados fiquem à mostra tanto visualmente quanto em contato com o ambiente, apresentando uma estrutura inovadora para a disposição das calças, camisas e afins.
Guarda-roupa aberto: como fazer?
Para se fazer um guarda-roupa aberto, é possível fazer uso de materiais tradicionalmente encontrados em modelos clássicos — que giram em torno da madeira, ferro e afins.
O desenho da estrutura, no fim das contas, se mantém relativamente similar, com o formato e a organização retangular clássica junto à parede preconizada na maioria dos casos.
Assim, mesmo com o ar inovador, o guarda-roupa aberto segue guiado na proposta de organização em um perfil relativamente tradicional.
Um elemento que não existirá em nenhum modelo deste tipo, entretanto, são as tradicionais portas. Mas a partir daí, é possível encontrar desde closets vazados que apresentem mais estrutura — com quase tudo que um guarda-roupa tradicional oferece, fora as portas — ou modelos somente com o apoio mínimo, apostando em estruturas unidas a cabideiros, araras ou gaveteiros.
Quais são as principais características do guarda-roupa aberto?
As principais características dos guarda-roupas abertos vão desde fatores mais óbvios até detalhes que inicialmente não chamam atenção, mas que podem saltar aos olhos como um diferencial em seu conceito minimalista.
Sua proposta aberta traz inovações importantes para a guarda e organização de roupas que merecem ser consideradas pelos interessados em explorar essa alternativa:
1. Item mais leve do que os modelos tradicionais
Na maioria dos casos, considerados guarda-roupas clássicos de medidas imponentes, as versões abertas tendem a ser mais leves.
Esse inovador aspecto permite facilitar o estabelecimento da peça desde sua instalação, impactando também na praticidade de ajuste e de transporte da estrutura, caso seja necessário.
Mas vale ressaltar que, caso seja optado por produtos de qualidade na confecção dessa peça, ela não deve em nada para guarda-roupas tradicionais no quesito de resistência e durabilidade!
2. Roupas sempre à vista
Um guarda-roupa aberto acaba por manter as roupas sempre no seu campo de visão, o que facilita a gestão das peças de roupa no seu dia a dia.
Sabe aquela confusão clássica de achar que uma camisa, calça ou blusa estava pronta para uso, mas, no fim das contas, está no cesto de roupas usadas? Pois bem, estes e outros enganos podem ser evitados, fazendo com que seus looks favoritos estejam sempre à vista para você utilizar!
Além disso, a própria disposição das peças no guarda-roupa pode fazer parte de uma decoração do quarto, ajudando a deixar este cômodo ainda mais especial com a sua cara!
Você pode organizar as peças nos cabides e nos nichos por cores, o que pode facilitar o seu processo de localização das peças desejadas.
3. Peças de roupas e calçados sempre arejados
Outro benefício importante oferecido pelo guarda-roupa aberto é a possibilidade de manter as roupas e demais peças contidas na estrutura em contato com correntes de ar, caso sejam instalados em ambientes mais arejados.
Dessa forma, os itens contidos no closet terão uma chance consideravelmente menor de mofarem ou apresentarem aquele clássico cheiro de roupa guardada.
Falando em ambientes arejados, fique à vontade para conferir, também, 10 formas de refrescar o ambiente!
Agora você sabe tudo o que precisa para considerar um guarda-roupa aberto na organização do seu quarto! Conte não somente com uma alternativa diferente, capaz de dar uma cara mais moderna ao ambiente, mas que também te oferece vantagens práticas em relação às estruturas tradicionais de closets!
E para contar com ainda mais alternativas na hora de estruturar seu quarto dos sonhos, siga contando com as dicas exclusivas do Blog Meu Rodapé para trazer o que há de melhor no universo da decoração para o seu lar!
Confira, por exemplo, como utilizar outra forte tendência decorativa, que alia um reforço estético com uma camada extra de proteção para as paredes, ao aprender maneiras de usar painel ripado na decoração.
Aliando essa novidade com as alternativas oferecidas pelo guarda-roupa aberto, você ampliará as possibilidades estéticas e práticas do seu quarto.
Até o próximo post!