Ao explorar os tipos de forro utilizados nos acabamentos e estruturas da casa, as opções em forros de gesso se destacam — e não é à toa!
Das praticidades de instalação, aos benefícios oferecidos pelo material tradicional e suas variantes, a forragem sempre atenderá necessidades importantes na estruturação de um lar!
Confira no Blog Meu Rodapé os principais tipos de forros de gesso que você precisa conhecer para fazer a melhor escolha! Conheça também as vantagens que estes materiais podem agregar aos cômodos, além, é claro, das principais maneiras de instalação na sua casa.
O que é forro de gesso?
O forro de gesso é um acabamento amplamente utilizado para cobrir e proteger tubulações elétricas e hidráulicas, além de proporcionar um rebaixamento do teto e servir também para embutir variados tipos de iluminação.
Essa cobertura é colocada a partir de chapas de gesso, que podem ser fixadas com a ajuda de parafusos ou simplesmente encaixadas e apoiadas com amarrações — a depender do tipo de chapa escolhida.
Outro ponto que aumenta a popularidade do gesso é o seu potencial estético, já que é possível encontrar forros que oferecem estruturas em designs que vão além da superfície lisa e combinam bem com outros tipos de acabamento.
Quais as vantagens e instalações dos forros de gesso?
Você encontra dois tipos de forro de gesso no mercado:
- O primeiro é o modelo tradicional;
- Já o segundo é o com forragem drywall, também chamado de forro de gesso acartonado.
A opção clássica é geralmente encontrada em placas de 60 cm x 60 cm instalada por meio do encaixe entre estas chapas, com reforços nas emendas com massa específica de gesso, além de uma sustentação feita em arames.
A versão segue tendo seu destaque por oferecer uma aparência mais lisa e uniforme, promovendo uma estética mais clássica!
Já as forragens com drywall — sistema de construção à seco de pré-montados fixados por pregos ou parafusos — contam com papel-cartão e lã mineral presentes no miolo da estrutura. Isso faz com que o material fique mais leve e reforce o isolamento térmico e acústico oferecido ao cômodo.
Quais modelos de forro de gesso existem?
A praticidade de instalação se alia ao potencial estético dos forros de gesso quando o assunto é explorar modelos que oferecem designs mais variados para o teto da sua casa.
Dentro dessas possibilidades, estão estruturas pensadas para receber iluminações mais trabalhadas ou o apoio de outros tipos de acabamento, como os modelos modernos de roda tetos.
Confira alguns exemplos das opções mais populares!
1. Forro de gesso liso com sancas
Nesta opção muito utilizada, o forro é instalado normalmente, mantendo sua superfície reta e lisa.
A diferença está na inclusão das sancas, estruturas também de gesso instaladas nas junções entre teto e parede, próprias para receber luzes mais compactas, como os spots.
Ou seja, além da nova textura oferecida pela sanca, o forro de gesso serve como base para promover também melhorias na iluminação do ambiente.
Veja também dicas de uso e inspirações de boiseries para dar um up nas paredes, caso escolha sancas mais simples.
2. Forro de gesso com negativo e tabica
O forro também pode ser instalado com um espaço entre o gesso e as paredes laterais — o popular negativo. Neste espaço, entram as tabicas, peças metálicas resistentes contra corrosão para sustentar as laterais do forro e dar a sensação de teto flutuante.
Os negativos também podem receber lâmpadas e similares para criar uma iluminação indireta, jogando com as sombras proporcionadas pela própria estrutura.
Outra opção interessante de complemento estético deste cenário é o uso de tendências em rodapés de EVA, oferecendo equilíbrio visual à parede em comparação com o “vazio” superior.
3. Forro de gesso com rasgo de luz
Como o próprio nome indica, trata-se de um design de forro que deixa um espaço para ser preenchidos por luzes.
Mas, ao contrário da iluminação mais discreta acoplada em sancas e tabicas, neste caso, a ideia é que a luz seja mais presente, ocupando de fato o rasgo intencional da estrutura.
Muitos arquitetos indicam instalar lâmpadas com temperaturas mais baixas (de cores mais amareladas) atrás de lâminas de vidro fosco, para que o efeito de uma faixa de luz seja criado no espaço em questão.
4. Ilhas de forro em gesso
As ilhas são opções também tradicionais e muito versáteis nas possibilidades decorativas. Elas são feitas com a instalação dos forros em uma área menor e mais centralizada, diferenciando-se das demais opções que ocupam, no mínimo, boa parte do teto.
Outro ponto é o destaque para o rebaixamento do teto, que fica mais evidente. O impacto estético causado pelas diferenças de níveis, aliás, podem ser utilizadas como guias para separar visualmente o ambiente, auxiliando no posicionamento de móveis e decorações.
Vale ressaltar, também, que as ilhas de gesso podem ser abertas ou mais fechadas, permitindo instalações de iluminações diretas e indiretas, respectivamente.
Como escolher o melhor forro de gesso?
Podemos dizer que você conferiu tudo o que precisava para saber sobre os forros de gesso e agora está pronto para escolher a melhor opção para o teto da sua casa.
- Fique à vontade para buscar opções de designs variados em forros de gesso tradicionais!
- Ou aposte na praticidade que o drywall pode oferecer.
O importante é manter o teto, as fiações e a iluminação dos cômodos protegidos com um acabamento de qualidade!
Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer 7 elementos essenciais para casa de estilo barroco! Isso porque o barroco esbanja classe, aspecto que também está diretamente relacionado aos forros!