Você já ouviu falar em arquitetura orgânica? Essa tendência, que está voltando com tudo no segundo semestre de 2022, também é conhecida pela arquitetura modernista como “escola futurista”. Você pode nunca ter ouvido falar sobre o estilo, porém, com certeza já se deparou com um projeto cheio de linhas curvas, seja em objetos, móveis ou até mesmo na estruturação da casa, não é?
São protagonistas em qualquer decoração com um potencial de transformar completamente um projeto arquitetônico. Quebram paradigmas da arquitetura, sendo marcada com linhas duras e retas, deixando para trás as curvas muito utilizadas de 1960 e 1970. Mas, o que de fato são formas orgânicas?
O que são formas orgânicas?
As formas orgânicas são aquelas achadas na natureza, como frutos, flores, plantas, céu e animais. Em outras palavras, são linhas, curvas ou retas, que representam um organismo vivo.
Essas formas estão ganhando cada vez mais evidência dentro das decorações e na arquitetura. Isso porque, com o aumento dos interesses sobre sustentabilidade e biofilia, as pessoas estão cada vez mais buscando maneiras de aproximar a natureza do homem.
Algumas características que marcam o estilo são: simplicidade, modernidade, gramática, plasticidade, continuidade física, integridade, sensualidade e até mesmo flexibilidade.
Por que aderir às formas orgânicas na decoração?
Elas não são famosas apenas por agregar esteticamente, mas também por oferecer diversos outros benefícios, tanto para a arquitetura quanto para o efeito que a decoração proporciona, como:
- Formas orgânicas tornam decorações mais harmônicas e suaves;
- São mais fáceis de combinar com os outros elementos da decoração;
- Móveis com formas orgânicas contam com uma montagem mais fácil;
- Essas linhas também proporcionam maior ergonomia;
- Objetos sem cantos e quinas tendem a ser mais seguros, ou seja, oferecem menos riscos para crianças, animais e idosos;
- Os móveis e objetos contam com uma fabricação mais simples, pois, geralmente não necessitam de suportes ou encaixes;
- Otimizam a circulação do espaço, tornando os ambientes mais abertos e livres;
- O design moderno e diferenciado ganha destaque no espaço, oferecendo personalidade e local para esses cômodos.
Formas orgânicas: como usar na decoração?
Essa proposta de decoração – que está invadindo cada vez mais as decorações de interiores e arquitetura contemporânea – pode estar presente em ambientes corporativos, fachadas de casas e/ou edifícios, em móveis, revestimentos e objetos refletidos com formas arredondadas e assimétricas. É um efeito de onda, sabe?
Quer entender melhor como adicionar as formas orgânicas nos seus projetos? Confira diferentes maneiras de incrementar as linhas nos seus ambientes.
Marcenaria
Sim, essas formas também podem adicionar na marcenaria do seu projeto, como nas bancadas, painéis e mais… Na verdade, existem muitos aspectos que permitem incluir essas linhas mais fluídas. Basta usar a criatividade!
Além disso, uma das melhores maneiras de trazer a natureza para perto é utilizando a madeira, certo? Por isso, quando moldadas em formas orgânicas, o aconchego e bem-estar são redobrados. Não podemos nos esquecer que a marcenaria também contribui na criação de uma decoração rústica, o que proporciona maior acolhimento.
Revestimentos
Sem dúvidas você já deve ter visto alguns revestimentos com formas orgânicas, especialmente em peças com texturas naturais, isto é, revestimentos que representam madeiras, pedras ou aqueles com relevos que demonstram elementos da natureza. Assim, também é possível trazer uma experiência sensorial, garantindo ambientes convidativos e acolhedores.
Arquitetura
Elas também marcam presença na arquitetura em paredes internas, fachadas, estruturações e outras oportunidades presentes em projetos de construção residenciais e comerciais, os quais permitem a inclusão de curvas naturais. Nesse ramo também é possível adicionar as formas em pilastras, arcos, ou até mesmo em pisos, oferecendo aquela repaginação.
Objetos decorativos
Outra forma de trazer essa tendência para seu projeto é incluindo as formas orgânicas nos objetos que fazem parte da decoração. Para isso, opte por itens de materiais naturais, como palha, sisal, vime, rattan, madeira e muitos outros. Aqui estão alguns exemplos de objetos que permitem a inclusão desse design inovador:
- Esculturas;
- Luminárias;
- Cortinas;
- Tapetes;
- Utensílios domésticos;
- Molduras;
- Plantas;
- Vasos;
- Mantas.
Móveis
Para finalizar, trouxemos um dos maiores aliados das formas orgânicas: os móveis! Esses itens podem representar essa tendência com muita sutileza, flexibilidade e de um jeito totalmente inovador. Esses móveis ganham evidência dentro de uma decoração, garantindo muita personalidade.
A boa notícia é que a maioria dos móveis aceitam essas linhas, principalmente as peças revestidas em tecidos naturais, como o linho e algodão. Aposte em repaginar as poltronas, cadeiras, mesas, cabeceiras e inclua também os queridinhos sofás curvilíneos.
Existem diversas outras maneiras de ressaltar os elementos naturais através das linhas orgânicas. Analise a personalidade e o estilo dos futuros moradores e tente representá-los com o seu projeto arquitetônico, afinal, nunca será apenas sobre estética!
Se você gostou deste conteúdo, talvez o estilo boho, em união com as formas geométricas, possa despertar ainda mais o efeito de aconchego e natural para suas criações.