A porta de entrada da sua casa transmite a essência e o estilo de toda a construção! Existem diversos tipos de fachadas que variam conforme a estrutura, revestimento, cores e configurações. Essa é uma parte essencial do projeto e deve ser pensado com carinho pelo morador e profissional envolvido.
Dentre as novas tendências, está a fachada de vidro. O material transparente transmite uma visão moderna e elegante para um imóvel, além de facilitar a entrada de luz nos ambientes.
Se você quer apostar nessa opção e está em dúvidas de como escolher o vidro e quais são os modelos que existem, continue a leitura!
O que é uma fachada de vidro?
A fachada de vidro é uma estrutura formada em sua maioria por vidro e outros materiais utilizados para fixação e colagem. Pode ser utilizado em casas, prédios residenciais e comerciais de diversos portes.
É um recurso arquitetônico que une beleza, sofisticação e funcionalidade às construções devido a sua resistência e, claro, ao visual. Traz um aspecto limpo à frente de casas e apartamentos. Ganhou grande notoriedade na década de 70, mas ainda é sinônimo de modernidade.
Fachada de vidro: vantagens e desvantagens
O vidro influencia na estética da fachada, aplicação estrutural e até na valorização de um imóvel.
É um material transparente, rígido, acessível e, quando instalado seguindo as normas regulamentadoras, garante a segurança da instalação e uso.
Mas assim como todo tipo de fachada, tem suas vantagens e desvantagens, vamos ver com mais detalhes:
Vantagens da fachada de vidro
Uma das vantagens mais notórias de usar vidro na fachada é o visual. Ele deixa um imóvel imponente e chama a atenção por quem passa na rua. Não é à toa que pode valorizar o local em uma venda futura.
A fachada é versátil, pode ser aplicada de diversas maneiras: na varanda, na janela, em toda a frente da casa ou em apartamentos pequenos e grandes.
Vale lembrar também que a opção mais tradicional é a transparente, mas o mercado oferece vidros coloridos, leitosos e outros tipos que abrem possibilidades de uso e combinações.
Além da estética visual, a fachada de vidro é durável, possui baixa deterioração e é fácil de limpar e conservar.
Desvantagens da fachada de vidro
As desvantagens da fachada de vidro estão ligadas a má execução do projeto, desde a escolha de materiais não indicados para este uso até técnicas e mãos de obra não qualificadas na instalação.
Esses fatores podem trazer problemas como desarmonia estética, descolamento do vidro ou desconforto térmico e acústico.
Quais são os principais modelos de fachada de vidro?
Pela versatilidade do uso do vidro, existem diversos modelos de fachada.
Se você está considerando explorar esse material no seu projeto, confira algumas opções:
1. Glazing ou pele de vidro
No modelo glazing, os vidros são colados a quadros de alumínio em toda a estrutura da fachada.
É normalmente utilizado em prédios corporativos e cria um efeito bonito e imponente. Essa disposição pode contar também com janelas, permitindo a entrada de luz no ambiente e promovendo melhor conforto térmico.
2. Spider
A fachada de vidro spider é um dos designs mais sofisticados dentre as opções.
Ela é desenvolvida com aço inox para fixação, onde um vidro se conecta no outro, formando uma garra — ou “aranha”, por isso o nome.
É uma estrutura bastante resistente, que também pode substituir paredes internas e externas em construções com pé direito alto.
3. Envidraçamento da sacada
Cercar a sacada ou varanda de vidro é uma forma de aproveitar a beleza da vista, evitando as mudanças de clima no interior e ruídos externos.
O efeito janela panorâmica fica muito bonito na fachada — e o melhor: o material pode ser fixado em peças de alumínio ou colas especiais para manter a segurança no uso.
4. Muro de vidro
O muro de vidro é uma opção moderna para clubes, casas residenciais e prédios comerciais.
Ele proporciona segurança ao local, sem ter aquele efeito visual pesado de muros de concreto e grades de ferro. Uma opção é combinar o muro de vidro na fachada com outros recursos como uma parede com revestimento e um jardim.
E falando em plantas, sabia que algumas espécies podem te ajudar a relaxar? Conheça 10 plantas para quarto que podem ajudar no sono.
Como escolher o vidro para a fachada?
Como já dizemos, é muito importante escolher o vidro certo e mão de obra especializada para elaborar a fachada. A norma da ABNT NBR 7199 estabelece as regras para utilizar este material na construção civil. A indicação é usar o vidro laminado ou aramado pela segurança que proporcionam.
O vidro laminado possui alta resistência e segurança na instalação de fachadas. Ele é formado por duas lâminas de vidro temperado unidas por uma película de PVB (Polivinil Butiral). Esse material intermediário assegura que caso o vidro quebre, os estilhaços não se espalhem.
O vidro aramado conta com uma rede metálica na sua estrutura que segue a mesma proposta que o laminado. É preciso também se atentar a espessura do vidro, geralmente, é utilizado os de 10 mm.
Está construindo ou reformando? Aqui no blog da Meu Rodapé você encontra sempre as melhores dicas e ideias de decoração! Confira também 11 ideias de divisórias para a parede: saiba como usar