Caso você ainda não tenha escutado a respeito, o estilo japandi de decoração é uma tendência que ganhou força nos últimos tempos ao propor a união do estilo escandinavo com o estilo japonês de decoração.
Baseado em um conceito minimalista de decoração, o estilo propõe uma organização funcional e extrai o melhor dos dois mundos ao combinar a harmonia e organização do estilo japonês com a luminosidade e o aconchego da decoração escandinava.
Para conhecer melhor esse estilo decorativo, suas principais características e formas de aplicação, continue a leitura!
O que é estilo japandi na decoração?
O estilo japandi é uma tendência que resulta da combinação do estilo japonês com o estilo escandinavo de decoração, buscando pelo essencial na composição de ambientes contemporâneos.
Um estilo que obteve muito sucesso ao suprir uma necessidade das famílias modernas em um cenário pandêmico, priorizando a funcionalidade, mantendo e aproveitando somente o que é essencial.
Graças a semelhança de ambos os estilos de decoração, o estilo escandinavo e o estilo japonês foram capazes de se unir para oferecer harmonia e equilíbrio aos ambientes.
Características do estilo japandi
Assim como os demais estilos decorativos, o estilo japandi possui suas características principais. Veja quais são elas:
Conforto;
Cores claras;
Minimalismo;
Móveis baixos;
Uso de plantas;
Janelas amplas;
Funcionalidade;
Uso de folhas secas;
Madeira clara e escura;
Simplicidade nas formas;
Uso de bambu na decoração;
Prevalência da iluminação natural;
Elementos naturais como palha e vime;
Uso de mantas feitas de fibras naturais em camas e sofás.
Como aplicar o estilo japandi na decoração da casa
De modo geral, as decorações no estilo japandi devem retratar o minimalismo por meio de móveis e linhas simples, excluindo todo o excesso visual, priorizando a qualidade ao invés da quantidade.
Por isso, se você já reconhece as principais características desse estilo de vida mais leve e essencialista, a adaptação será muito simples. Com isso em mente, veja algumas dicas práticas para aderir ao estilo japandi de decoração.
1. Evite o acúmulo de itens desnecessários
Cuidado com o acúmulo de itens desnecessários! Lembre-se que é uma ideia que faz parte do conceito minimalista: manter só o que é essencial e funcional na decoração.
Assim, quando falamos em estilo japandi de decoração, falamos em ambientes arejados, amplos e iluminados. Por isso, é essencial remover tudo que é excessivo e inútil à construção.
2. Use uma paleta de cores neutra
De modo geral, por predominância da influência das decorações escandinavas, o estilo japandi mantém os ambientes claros. Portanto, utilize o branco e tonalidades semelhantes nos ambientes.
É válido mencionar que ao fundir os dois estilos, não restaram somente tons claros. O cinza e alguns tons terrosos são frequentemente aplicados em decorações do estilo japandi, sempre de maneira cautelosa e equilibrada.
Ou seja, isso não significa que você não pode usar cores mais intensas e vibrantes na decoração, mas, geralmente, o uso está relacionado a pequenos elementos — ou são apenas utilizados de forma muito bem dosada.
3. Escolha móveis baixos
O uso de móveis mais baixos é uma característica do estilo japonês — e que agora faz parte do estilo japandi. Um exemplo disso é o hábito dos japoneses de fazer as refeições com todas as pessoas sentadas no chão, usando apenas uma almofada como apoio.
Mas não se preocupe, não se trata disso. Trata-se apenas da escolha de móveis um pouco mais baixos, como os sofás utilizados nas casas asiáticas. Isso é feito porque esse estilo de móvel acaba gerando mais amplitude no ambiente e, por estar mais próximo do chão, torna seu uso mais aconchegante.
4. Prefira itens decorativos feitos de materiais naturais
Uma característica do estilo japonês de decoração que foi adicionado ao estilo japandi é o wabi sabi. Um termo que quer dizer “a beleza da estética do imperfeito”, ou seja, ele traz a mensagem de que nada precisa ser exatamente simétrico.
Sempre vão existir imperfeições que devem ser vistas como naturalidade e não como um erro. Um exemplo disso é o aproveitamento de madeiras de reflorestamento, que é frequente no estilo.
Tudo isso se conecta com o uso de elementos naturais em toque mais rústico e a relação harmônica que o estilo busca estabelecer entre a construção e as plantas. Dessa forma, procure utilizar itens como o bambu, a palha e o vime na sua decoração estilo japandi.
5. Use plantas para decorar o ambiente
Tanto a decoração japonesa quanto a decoração escandinava utilizam frequentemente as plantas nos ambientes.
Com isso, no estilo japandi, é interessante utilizar plantas e jardins de inverno que integram o ambiente interno com o externo na decoração, preferindo vasos confeccionados de forma artesanal e com elementos naturais.
Além disso, um toque de verde pode trazer mais cor e vida para a decoração, atuando como um filtro energético nos ambientes.
6. Utilize madeira na decoração
Em ambos os estilos, a madeira é bastante utilizada na decoração. Com a influência do estilo escandinavo, o mais comum é que seja utilizada uma madeira clara ou até mesmo pintada de branco.
Porém, se você decidir trazer mais do lado japonês na decoração, utilize uma madeira mais escura, assim como a madeira presente nos painéis ripados.
Seguindo as dicas, não restam dúvidas de que você será capaz de criar um ambiente minimalista, que transmita paz e calmaria no estilo japandi. Aproveite pra complementar a leitura de hoje conhecendo a arquitetura asiática!