As construções em alvenaria dominam o mercado da construção civil há algum tempo com cimento, concreto e demais componentes clássicos das obras — sendo a base das estruturas tanto de espaços residenciais quanto nos comerciais que seguem os mais diversos estilos de arquitetura. Mas há uma alternativa amplamente utilizada no exterior, com destaque para seu sucesso nos Estados Unidos: o drywall.
Se você ainda não sabe o que é o drywall, quais são suas principais características, vantagens e como fazer a instalação, siga conferindo o material elaborado pela Meu Rodapé para aprender mais sobre o assunto e adicionar mais uma possibilidade de estruturação de salas ou mesmo lojas e residências inteiras.
Boa leitura!
O que é drywall?
O drywall — “parede seca”, na tradução literal do inglês — é um tipo de construção extremamente prático, que não exige os diversos passos e preparos da alvenaria, levantando estruturas completas com poucos materiais complementares, com as placas praticamente “secas”, como o nome indica.
Do que é feita a placa de drywall?
As placas de drywall são compostas por diferentes camadas que se complementam para formar paredes e tetos capazes de oferecer resistência e isolamento de diversos tipos para o ambiente interno criado.
A primeira parte da instalação é composta pelos tradicionais perfis (vigas metálicas), que servirão de base para o levantamento e posterior reforço da parede. Na sequência, o espaço entre os perfis é preenchido com o chamado revestimento acústico, composto por lãs sintéticas — podendo ser feito de vidro, pet, e demais componentes similares.
Para cobrir as paredes, o complemento do drywall é o característico gesso pré-moldado, alternativa mais leve, mas ainda assim resistente e versátil, tanto na colocação e nos ajustes quanto em possíveis pinturas das paredes, fixações de detalhes, móveis e similares.
Ainda sobre reforçar paredes, os painéis ripados de EVA podem ser um apoio físico e estético para sua nova parede de drywall. Veja aqui um review completo sobre essa alternativa!
Quais são as vantagens do drywall?
Ao considerar o drywall como possibilidade de construção, você pode contar com alguns benefícios consideráveis em comparação com os métodos tradicionais de construção.
Confira exemplos:
1. Facilidade e praticidade no processo de construção
A facilidade do processo de construção frente à alvenaria é a diferença mais notável e positiva para o drywall, sendo o motivo de muitos escolherem a novidade.
Começando pela diferença de peso médio do m² do drywall, sendo mais leve do que as paredes comuns. Isso coloca um peso menor sobre as estruturas internas e facilita o processo de transporte dos materiais e de fixação das placas.
2. Versatilidade na instalação
A versatilidade na hora da instalação também é um ponto extremamente positivo, uma vez que é muito mais fácil fazer ajustes para uma colocação precisa na estrutura desejada!
Enquanto a rigidez dos tijolos e do concreto após seco torna o processo mais complicado, com as vigas e o revestimento acústico já fixados, é simples fazer cortes para instalar o drywall em cantos retos ou mesmo curvos.
3. Redução no desperdício de materiais
A possibilidade de medir os materiais principais que compõem o drywall facilita o cálculo na quantidade que você precisa para levantar paredes e tetos. Consequentemente, você evita desperdícios e, claro, gastos desnecessários com materiais a mais para a sua construção.
4. Manutenções rápidas e efetivas
Não somente o processo de instalação é prático, a manutenção também é mais simples. Basta retirar as placas de drywall para acessar a parte interna que precise de ajustes ou simplesmente trocar uma placa de gesso por outra caso seja necessário a reposição!
Como instalar o drywall?
O processo para realizar a instalação do drywall é simples. Siga o passo a passo do blog da Meu Rodapé para garantir uma instalação simplificada e eficiente:
- Garanta os instrumentos necessários para demarcar e cortar as placas: réguas, estiletes, níveis e afins, além de opções para fixação, como o alicate puncionador e a furadeira;
- Faça as marcações das guias e dos perfis seguindo o projeto;
- Encaixe as bandas acústicas junto aos perfis e comece a fixação das guias nas marcações feitas;
- Encaixe as placas de drywall entre as guias e perfis, utilizando uma régua e estiletes para fazer os cortes que sejam necessários;
- Aplique a argamassa nos espaços entre as placas;
- Faça aberturas para passar fiação elétrica, tomadas e interruptores ou mesmo reforços pontuais com ripas de madeira maciça em pontos das paredes que serão mais exigidos.
Pronto! Agora você sabe tudo sobre o drywall, uma alternativa extremamente prática para o levantamento de estruturas completas! Conte com o material exclusivo da Meu Rodapé para te guiar e auxiliar no projeto de instalação!
Conte também com nossos produtos para decorar e reforçar as estruturas das suas paredes! Nossos rodapés em EVA têm tudo a ver com a facilidade promovida pelo drywall. Encontre rodapés e roda tetos de prática instalação e baixa geração de resíduos!