Já pensou em usar somente uma cor na decoração da sala, quarto, cozinha ou banheiro? Essa é a proposta dos ambientes monocromáticos!
A paleta de cores que explora uma opção vem sendo bastante usada no design de interiores, pois deixam o espaço mais exclusivo e personalizado. Ela é explorada na variação de tons, em tecidos com diferentes texturas e outros recursos decorativos.
É também uma ótima escolha para aqueles que não se sentem confortáveis em ambientes que misturam muitas cores, mas não querem deixar de ter a presença de um colorido no seu lar.
Quer saber mais sobre esse estilo e como conquistar uma decoração monocromática harmoniosa e aconchegante aos olhos? Então confira o post de hoje!
O que é uma decoração monocromática?
A decoração monocromática é um estilo caracterizado pela escolha de uma cor predominante nos móveis, nas paredes, nos revestimentos e demais partes de um ambiente ou objetos decorativos.
A cor escolhida pode ser complementada com a variação de tonalidades mais claras ou mais escuras ou ainda com tons neutros, como branco, preto ou cinza, para que o ambiente não fique monótono.
É uma escolha de estilo minimalista versátil, que pode ser aplicada em diferentes cômodos da casa como sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro.
Como decorar ambientes monocromáticos? Confira 6 dicas valiosas!
Se você quer criar um ambiente monocromático que não seja enjoativo e que transmita a personalidade dos moradores, separamos algumas dicas para te ajudar a criar o seu projeto, confira!
1. Escolha a cor predominante
A escolha da cor para um ambiente monocromático é muito pessoal e deve levar em consideração o gosto das pessoas que vão conviver neste espaço.
Porém, é importante destacar o poder que as cores têm de transmitir sensações e deixar cada ambiente mais atraente, arrojado ou calmo. Veja abaixo alguns significados:
- Branco: cor neutra que traz sensação de limpeza e calmaria. Quando aplicada em excesso, pode deixar os ambientes monótonos;
- Preto: transmite diferentes sensações, como luto, poder e elegância. É uma opção para deixar ambientes modernos. Pode causar claustrofobia em espaços pequenos;
- Cinza: proporciona neutralidade e estabilidade. É uma escolha para deixar os ambientes com visual contemporâneo;
- Azul: deixa os espaços mais calmos e tranquilos. É uma ótima aposta para decorar ambientes usados para relaxar, como a sala de estar e o quarto;
- Amarelo: desperta atenção e criatividade;
- Verde: remete ao descanso e equilíbrio.
2. Comece aplicando em um ambiente pequeno
A decoração monocromática é marcante e cheia de personalidade! Então, se você não está acostumado ainda com o estilo, é melhor começar aplicando-o em um ambiente pequeno, como no banheiro ou escritório.
Assim, você vai poder ir sentindo aos poucos o efeito da cor escolhida e ir fazendo o ajuste da posição de móveis e objetos até que o resultado te agrade.
Não importa o tamanho do espaço que você tem aí no seu ambiente, há sempre formas simples de deixá-lo charmoso e estiloso. Confira 10 dicas para transformar um banheiro pequeno!
3. Explore as diferentes tonalidades da cor
Para não errar na decoração do ambiente monocromático, explore ao máximo desde os tons mais claros aos mais escuros da cor escolhida, criando um contraste degradê. Essa mistura vai trazer vivacidade e ajudar a destacar objetos e os acessórios de decoração!
Uma sala monocromática amarela, por exemplo, pode trazer o tom claro da cor nas paredes e almofadas, um sofá com tecido mostarda, os móveis em madeira e o branco em pequenos pontos para harmonizar todo o conjunto.
4. Misture texturas e padrões
Além da combinação das tonalidades, outro ponto de destaque na decoração monocromática é a presença de texturas e padrões.
Um painel ripado na cabeceira da cama, um tapete felpudo no chão, a madeira do guarda-roupa, a mesinha lateral com superfície lisa e almofadas de cetim em cima de uma colcha são algumas opções que podem ser exploradas em um quarto monocromático.
5. Equilibre cores neutras
As cores neutras, como branco, preto e bege, são coringas na decoração e podem ser usadas em todos os estilos, inclusive nas monocromáticas.
Elas são muito usadas nos revestimentos do piso e parede e em acessórios de iluminação, como lustres e luminárias. Servem para completar a decoração sem perder a homogeneidade da cor escolhida.
6. Opte por móveis e objetos com designs autênticos
Se você deseja dar ainda mais personalidade ao ambiente monocromático, opte por móveis com designs que fogem do tradicional.
Uma luminária com estilo retrô, um espelho com formato arredondado, um quadro com pintura abstrata na parede da sala, são algumas ideias.
Estimule sua criatividade e faça escolhas para compor um ambiente agradável para você!
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a decoração monocromática? Aqui no blog da Meu Rodapé você confere diversas dicas para decorar e deixar sua casa bonita e funcional.
Se você gosta de cores claras, veja ideias para usar a cor creme nos ambientes e continue acompanhando nossos conteúdos!