Após aprender sobre a história e as características da arquitetura asiática, nada melhor de saber como aprimorar o interior delas, conhecendo as principais características e os elementos decorativos.
Na contemporaneidade, o estilo de decoração das casas asiáticas preza muito pelo minimalismo e pela funcionalidade, trabalhando linhas retas, explorando bem a iluminação natural e a artificial difusa, harmonizando e enriquecendo o espaço com plantas e demais elementos da natureza.
Se você acredita na energização dos espaços, gosta de estar conectado com a natureza, segue ou simpatiza com a religião budista e seus ensinamentos, ou apenas admira as casas a arquitetura e a decoração asiática, continue a leitura e confira dicas práticas de como decorar a sua casa com base nesse estilo!
1. Aposte no minimalismo
No equilíbrio entre uma decoração asiática clássica e uma contemporânea, as casas asiáticas são sempre montadas com base em princípios simplistas e minimalistas onde menos é mais.
Por isso, busque móveis funcionais e compactos, tecidos decorados, formas e linhas retas, tapetes feitos em materiais naturais, cortinas de bambu e almofadas.
Escolha muito bem os elementos decorativos e prefira aqueles que na maioria das vezes apresentem alguma funcionalidade além de decorar. Tudo isso ajuda a manter o ambiente organizado e com espaço.
2. Use e abuse da madeira na decoração
Desde os clássicos templos asiáticos, a madeira é um elemento fortemente usado nas construções e decorações dessa cultura. Com algumas adaptações contemporâneas, algumas características mudam, mas o uso da madeira permanece.
É interessante preferir esse material onde for possível, seja em móveis, prateleiras ou divisórias de ambientes. O piso laminado, por exemplo, é uma forma de reproduzir a madeira muito utilizada nas casas asiáticas, deixando o ambiente mais aconchegante.
3. Estabeleça um design Zen
O feng shui é uma prática milenar, muito utilizada nas casas asiáticas para conectar a natureza à obra, trazendo harmonia e bem-estar para quem mora ou transita pelo local.
Com base em crenças energéticas como esta, um design com uma pegada mais naturalista e zen é muito buscado na decoração das casas asiáticas.
Assim, para refletir a busca por paz interior nos espaços e estimular a tranquilidade, é ideal que os cômodos sejam amplos, com cores suaves e poucos objetos.
4. Evite usar as mesmas cores com diferentes tons
Diferente de muitos estilos decorativos modernos que costumam trabalhar paletas de cores e seus tons semelhantes, a decoração asiática evita usar as mesmas cores com diferentes tons.
Ao observar algumas inspirações, notará que eles buscam combinar cores diferentes, que juntas harmonizam. Algumas combinações de cores clássicas são:
- Preto e branco (muito usado na Ásia central);
- Vermelho e verde (advém do estilo chinês);
- Dourado e prata (para detalhes e acabamentos).
Assim, procure concentrar as cores nos elementos decorativos e manter as paredes, o teto e o chão em tons neutros e claros. Com isso, você será capaz de equilibrar as combinações de cores clássicas que vemos nos restaurantes japoneses à ideia minimalista da decoração contemporânea usada em uma casa asiática.
5. Insira elementos decorativos da arte tradicional
Nada melhor do que elementos decorativos da própria arte tradicional asiática para decorar uma casa nesse estilo, não é mesmo?
Para trazer a sensação asiática em todos os ambientes da sua casa, você pode inserir tecidos, elementos naturais como bambu, esculturas, fontes, bonsais, pinturas, almofadas, jardins internos e balões japoneses na decoração.
6. Invista nas iluminações difusa e natural
Outra característica marcante da decoração asiática é o aproveitamento da entrada de luz natural e o uso da luz difusa.
Desde as casas japonesas clássicas, era comum o uso de grande janelas e portas amplas de correr que permitissem a entrada de um grande fluxo de luz natural. E para mantê-la difusa, folhas de papel eram muito utilizadas nas portas.
Atualmente, essas características ainda são muito exploradas e alinhadas ao conceito minimalista e zen, por proporcionar ambientes amplos, claros e iluminados. Assim, invista em entradas de luz natural e plafons para um efeito de luz difusa!
7. Adicione plantas e elementos naturais
A harmonização com a natureza é uma forte característica das casas asiáticas. Por isso, o uso de jardins internos, fontes e plantas são frequentemente utilizados para criar uma atmosfera natural, zen e acolhedora. Na hora de escolher as plantas, o ideal é buscar por espécies relacionadas à cultura, como:
- Bonsais;
- Bambu;
- Orquídea;
- Jasmim;
- Lírio-da-paz;
- Palmeira-areca;
- Samambaia;
- Crisântemo.
Contudo, o estilo de decoração asiático proporciona a sensação de estar mais perto da cultura asiática em qualquer lugar do mundo, levando simplicidade, harmonia e funcionalidade para as casas asiáticas.
Se você se interessa pela harmonização da natureza com as construções em diferentes estilos decorativos, aproveite para complementar a leitura de hoje conhecendo o estilo de decoração tropical e veja mais dicas sobre o assunto!
Aproveite para compartilhar o conteúdo com aquela pessoa que se interessa por esse tipo de decoração e continue acompanhando as postagens do blog para mais tendências decorativas, estilos de decoração e muito mais!