Você já ouviu falar na arquitetura gótica? Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um quarto todo preto com objetos mórbidos. Pelo contrário! É um estilo arquitetônico monumental com séculos de história, que está muito ligado ao divino e ao religioso.
Tem curiosidade para saber mais sobre esse estilo de decoração? Então, você está no post certo! Preparamos um guia completo para você entender os principais conceitos da arquitetura gótica, quais elementos caracterizam o estilo e como se inspirar no estilo para decorar a sua casa!
Vamos lá?!
Onde surgiu a arquitetura gótica?
A arquitetura gótica surgiu durante a baixa Idade Média, na Europa, e teve seu auge durante os séculos V e XV. Nesse período, o teocentrismo (Deus no centro do Universo) era a ideologia predominante. Por isso, entre os principais monumentos góticos, estão catedrais, igrejas, mosteiros, e outros espaços de devoção, principalmente da religião católica.
Por exemplo, entre as construções mais marcantes da arquitetura gótica estão: a Catedral de Notre Dame, em Paris, e a Duomo di Milano (Catedral de Milão). São espaços altos e grandiosos, com muitos ornamentos na fachada, além das colunas pontudas inconfundíveis.
Apesar de construídas há séculos atrás — ainda na Idade Média — as igrejas góticas perduram até hoje e se tornaram pontos turísticos imperdíveis para quem visita cidades europeias.
Quais são os principais elementos da arquitetura gótica?
A arquitetura gótica é considerada uma transição entre o estilo românico e o renascimento. A maioria dos elementos que caracterizam o estilo gótico está relacionada, de alguma forma, ao divino e à grandiosidade do Deus cristão.
Confira quais são eles:
Abóbadas cruzadas e arcos ogivais
As abóbadas cruzadas e os arcos ogivais são a base deste estilo arquitetônico. Com desenho côncavo, esse tipo de estrutura permite que o peso do teto e da construção seja melhor distribuído, sem depender tanto das paredes laterais.
Como consequência, temos monumentos mais altos, com colunas compridas e pontiagudas, além de janelas com grandes aberturas e paredes mais finas.
Vitrais e iluminação natural
A entrada de luz natural nas igrejas está entre os pontos mais valorizados pela arquitetura gótica.
As aberturas são decoradas com vitrais e rosáceas (pedaços de vidro colorido que formam desenhos). Inclusive, alguns vitrais formam ilustrações que contam histórias religiosas.
Colunas compridas e verticalidade
Basta olhar uma foto das catedrais do estilo gótico para notar como as colunas e os capitéis da fachada são altos e verticais!
Elas são mais finas, pontiagudas, com incontáveis detalhes. O interior das igrejas góticas também impressionam pela altura!
Ornamentos elaborados
Não tem nada de minimalismo na arquitetura gótica tradicional.
Nos arcos, fachadas e colunas há inúmeros ornamentos, desenhos e detalhes. Em catedrais clássicas, há até mesmo grandes esculturas de figuras humanas que compõem tanto o interior, como o exterior das igrejas.
Gárgulas
Apesar das características monstruosas, as gárgulas têm função decorativa e funcional na arquitetura gótica.
Elas eram posicionadas perto da calha, para esconder os canos de escoamento de água. Ah, e há os supersticiosos que acreditam que elas protegem as catedrais — e ganham vida à noite.
Planta arquitetônica em formato de cruz
Quando olhadas de cima, os interiores das igrejas apresentam formato de cruz, com um longo caminho até o altar, bem mais comprido que o transepto.
Agora que você conhece os principais conceitos da arquitetura gótica, veja como aplicá-la na sua decoração!
Como usar o estilo gótico na decoração?
Todos concordamos que o gótico é um estilo belíssimo e grandioso, não é mesmo?
Mas como adaptar o estilo arquitetônico clássico na decoração de casas da atualidade? Simples! A partir dos estilos que derivam dele! Temos o gótico suave, o minimal gothic, o gótico vitoriano entre outras vertentes contemporâneas.
Confira as nossas dicas e se inspire para compor um ambiente autêntico e cheio de estilo!
1. Priorize formas côncavas
Uma forma de trazer um toque gótico para a sua casa é a partir dos arcos côncavos.
Por exemplo, no quadro de portas, janelas e espelhos, você pode trocar as linhas retilíneas clássicas por estruturas curvas e levemente pontiagudas.
2. Aposte na iluminação natural
Como você viu, a arquitetura gótica prioriza a iluminação natural. Você pode apostar em janelas maiores, portas de vidro e aberturas que permitem a entrada da luz solar.
Para um toque gótico autêntico, por que não investir em uma janela com vitrais?
3. Invista em móveis antigos
Móveis antigos, como cristaleiras, cômodas e cadeiras com pés curvados, arabescos e puxadores sofisticados ajudam a trazer um toque clássico para os ambientes.
Você vai se sentir na França dos séculos passados!
4. Escolha cores sóbrias
No estilo gótico, os tons vibrantes ficam restritos aos vitrais e rosáceas. De forma geral, é uma arquitetura que prioriza cores sóbrias, com certa carga de mistério e seriedade.
Para paredes e móveis, prefira tons neutros como branco, bege e cinza — ou até mesmo preto, para uma decoração gótica suave!
5. Aposte em ornamentos e acabamentos elaborados
No gótico, nada é simples demais! A dica para ter uma casa no estilo gótico é apostar em mobílias com arabescos e diversos detalhes bem trabalhados, assim como a fachada da Notre Dame.
Para dar um toque moderno, você pode investir em mix de texturas e estampas com tapetes, almofadas e estofados. É chique, elegante e super estiloso!
6. Invista em objetos decorativos diferentes
Uma outra forma de trazer o gótico para dentro de casa sem ficar tradicional demais, é a partir dos artigos de decoração excêntricos, como: estátuas, caveiras, gárgulas, luminárias diferentes, lustres robustos, castiçais, candelabros e tudo que agregue a uma energia clássica e misteriosa.
Ah, e ao contrário do minimalismo, que prega a funcionalidade das peças, no estilo gótico é comum que os objetos estejam ali para mera contemplação!
7. Opte pela verticalidade
No gótico, os monumentos impressionam pela altura. Se você ainda está construindo a sua casa ou pensando em uma reforma, a dica é apostar no pé direito alto, que transmita a ideia de verticalidade. Além disso, esse tipo de projeto permite janelas maiores e a entrada de luz natural!
E então, o que acha de dar uma chance para o gótico? Aposto que essas dicas mudaram a sua percepção sobre o estilo arquitetônico! Aproveite o clima de decorações clássicas para conhecer as casas no estilo europeu!
Continue acompanhando o nosso blog para as melhores dicas de decoração e instalação!
Até a próxima!