Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Arquitetura asiática: conheça a ideia e como aplicá-la

  • Tendencias
  • 06/02/2023
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Admirada em diferentes países, a arquitetura asiática é uma expressão única e diversificada das culturas e tradições do continente asiático. Com uma história rica e cheia de crenças tradicionais, ela é reflexo das influências de diversos estilos da região, resultando nas construções criativas e monumentais que conhecemos.

Graças aos seus designs tradicionais, mas inovadores e únicos, o estilo arquitetônico desperta muita curiosidade e pode ser facilmente reconhecido.

Para conhecer melhor a história e as principais características da arquitetura asiática, que inclui traços das culturas japonesa, chinesa e indiana, continue a leitura e veja tudo que está por trás dessas construções encantadoras!

A história da arquitetura asiática

Apesar das construções facilmente reconhecíveis, poucas pessoas conhecem mais a fundo a sua história. Começando pelos templos, construção marcantes por todo o continente asiático, temos o início dessa cultura nos templos xintoístas.

estrutura de madeira envelhecida com características orientais

O xintoísmo foi uma das principais religiões asiáticas, antes da introdução do Budismo. A sua prática iniciou com cerimônias que eram realizadas em espaços ricos em beleza natural, marcados por pilhas de pedras — ou apenas elementos da própria natureza. Contando com pequenos santuários e portões construídos em madeira.

Essa ligação com a natureza era baseada na crença de que todos os elementos possuíam energias espirituais, desde as montanhas até os animais. Uma crença que se aplicou especialmente nas obras clássicas, reproduzida até hoje.

Principais características da arquitetura asiática

Além de carregar uma história de mais de 5 mil anos, a arquitetura asiática é conhecida por ser um dos estilos arquitetônicos históricos mais característicos de que se tem registro.

Um estilo que prevalece até os dias atuais, influenciando diversos segmentos, como o estilo romântico e o estilo gótico de arquitetura.

rua de um país asiático com arquitetura da região

A arquitetura asiática diz respeito a diferentes estilos, como o japonês, o chinês e o indiano. Mas ainda assim, ao observar o contexto de forma ampla, podemos pontuar algumas características que são as principais. Veja:

1. Design minimalista

Uma forte característica da arquitetura asiática é seu design minimalista.

pedaço de um ambiente com corredor de cores neutras com plantas

Aqui, não falamos sobre a construção em si, rica em detalhes e formas sinuosas ou pontiagudas, mas sim dos interiores dos ambientes, que prezam sempre por manter a simplicidade e espaços vazios que são uma sensação de amplitude e favorecem a circulação de pessoas.

2. Uso de madeira

Por muitos séculos o Japão foi ocupado por outros povos da Ásia, especialmente a China, que influenciou fortemente a sua arquitetura. Reflexo disso são os tão conhecidos templos budistas, com bases construídas em pedra e cercadas por areia.

arquitetura oriental aplicada em casas de madeira

As edificações tinham como principal material a madeira, que ficava responsável por constituir ornamentos com detalhes e formas, até mesmo nos telhados.

3. Uso de ornamentos

Os telhados dos templos budistas tinham vigas talhadas, para que as pontas tivessem formas de dragões e os pilares eram ornamentados — ou folheados com ouro.

vigas talhadas da arquitetura asiática

Apesar de não existir um único modelo a ser seguido, alguns espaços eram frequentemente incluídos como parte da obra, como o hondo, o salão principal do ambiente, e o pagode que é uma estrutura mais alta onde ficavam relíquias religiosas.

4. Prática do feng shui

O feng shui é uma prática que começou na China que consiste no uso de forças energéticas para colocar os indivíduos em harmonia com o ambiente.

pedras em areias para prática de feng shui

A prática é tradicionalmente utilizada em obras arquitetônicas e designs de interiores a fim de equilibrar as forças da natureza, criando bem-estar para quem habita o espaço.

5. Entradas elaboradas

Na arquitetura asiática clássica, podemos notar rapidamente a preocupação com as entradas e a presença de elementos decorativos que se destacam. Algo que resultou na criação dos marcantes portões de entrada com vigas e formas elaboradas.

construção asiática pintada grande parte em laranja

Nos templos, vemos esses portões elaborados! E nas casas temos vestíbulos, que separam o espaço interno e o externo, com as clássicas portas de correr, chamadas de shoji.

6. Fluxo de ventilação

As residências do Japão Clássico tiveram uma forte influência do clima local, resultando em grandes portas e janelas com aberturas que favorecem o fluxo de ventilação e o uso de janelas de papel, que permitiam a entrada da luz de forma difusa.

ambiente interno de uma casa asiática, com paredes finas e tapetes

Ainda sobre a arquitetura das casas, as obras com apenas um pavimento eram construídas com o pé direito baixo, como uma forma de proteção contra os constantes terremotos.

A arquitetura asiática contemporânea

Apesar de falarmos muito sobre a arquitetura asiática clássica, ornamentos, portões e características, quando olhamos para a arquitetura asiática contemporânea, ela não fica para trás.

rua asiática com prédios e luzes

Atualmente, as obras incorporaram as técnicas modernas, mantendo algumas características tradicionais, como o minimalismo e suas cores neutras, e a ampla permeabilidade da luz. Nas grandes cidades as edificações precisaram ser verticalizadas em função do crescimento populacional.

Movimento metabolista

Um ótimo exemplo da arquitetura moderna asiática é o movimento metabolista, que ocorre no Japão. Esse movimento foi criado por arquitetos japoneses e mescla os traços inspirados da natureza que vem da arquitetura clássica a características futuristas.

construção metabolista

Surpreendente não é? A arquitetura asiática é de fato fascinante do início ao fim. Curtiu o conteúdo? Compartilhe com aquela pessoa que se interessa por decoração, arquitetura e cultura asiática!

Aproveite para complementar a leitura de hoje conhecendo a arquitetura tropical, um estilo arquitetônico que assim como o asiático prioriza a entrada de luz e o contato com a natureza!

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo. Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam. Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo". Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos. Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorEstilo tropical: 11 elementos para apostar nessa decoração!
PróximoCasa asiática: 7 ideias para aprimorar a decoraçãoNext
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças Decoração de estante: veja o que trazer para complementar Guia paleta de cores: entenda como pode ajudar na decor Casa estilo barroco: 7 elementos essenciais para a decoração
Tipos de pisos para casa: conheça as principais opções
Cozinha americana ou fechada: entenda as diferenças
Decoração de estante: veja o que trazer para complementar
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO