A área de serviço é uma parte essencial da casa, mas que, muitas vezes, é deixada de lado no projeto de decoração.
Sem armários, ganchos e cestos para colocar os produtos de limpeza, roupas sujas, vassouras e outros acessórios, em pouco tempo, este ambiente pode virar um caos.
Mas calma! Com um pouco de criatividade e organização, podemos deixar este espaço mais bonito e funcional para as atividades de limpeza.
Se você está construindo ou reformando sua casa, confira algumas dicas e ideias para planejar sua área de serviço!
1. Conheça o espaço disponível
O primeiro passo para começar o planejamento da lavanderia é medir o cômodo. Não se esqueça de incluir a altura das paredes.
Principalmente em cômodos menores, é possível aproveitar todo o espaço vertical com soluções para organizar o material de limpeza.
Outro ponto importante é ver onde estão os pontos de água, esgoto e tomadas disponíveis para ligar os eletrodomésticos.
2. Defina um layout
Com as medidas em mãos, é hora de começar a pensar quais itens precisam se encaixar neste espaço.
Se você mora em apartamento deve reservar um espaço para colocar o varal. Há diferentes modelos como o retrátil, o de teto ou o dobrável que são ótimas opções para ambientes compactos.
Deixe a máquina de lavar roupa próxima ao tanque e ao cesto para facilitar a transferência de roupas sujas ou molhadas.
Há modelos que lavam, centrifugam e secam que ajudam muito na rotina de lavagem. Defina um orçamento e entenda qual é a necessidade da casa.
3. Crie setores de trabalho
Reserve uma área para o cuidado com as roupas com o tanque, máquina de lavar, sabão em pó, amaciante, cabides para roupas e tábua de passar.
Em outro canto, pode ficar os objetos de limpeza como vassouras, rodo, panos de chão, aspirador de pó e produtos de limpeza.
Muitas vezes, a lavanderia também é um depósito de ferramentas e outros objetos que não são muito utilizados no dia a dia. Você pode incluir armários fechados para organizar esses itens.
4. Conte com revestimentos de fácil manutenção
A lavanderia é uma área úmida e, por isso, é essencial que o local conte com revestimentos no chão e na parede, principalmente na área do tanque onde há mais respingos de água.
Esse acabamento também ajuda a manter a limpeza do local e dá mais durabilidade ao projeto.
Escolha revestimentos que sejam resistentes à água e que não sejam escorregadios e opte por cores claras para deixar o espaço com ar mais clean.
5. Use cestos para roupas
É normal ter um acúmulo de roupas sujas. Afinal, dependendo de quantos moradores há em uma casa, a rotina de lavagem pode ser de uma ou duas vezes na semana. Por isso, é ideal ter um espaço próprio para deixar essas peças até elas irem para a máquina.
Há opções charmosas de vime, aramado, de tecido e até com compartimentos para separar as roupas brancas, pretas e coloridas, que além de decorar, facilitam o processo.
6. Aproveite o espaço vertical
Prateleiras, armários aéreos, ganchos e nichos podem ser instalados na parede para ganhar mais armazenamento e economizar o espaço do chão.
Deixe os itens de uso diário no fácil acesso e aqueles que usa pouco guarde nos armários com portas.
Esses apoios também podem contar com objetos decorativos como um quadrinho, um vaso de flor e potes de armazenagem personalizados.
7. Opte por móveis funcionais
Os móveis funcionais são aqueles que desempenham mais de uma utilidade e servem para otimizar espaços.
Na lavanderia, podemos incluir uma tábua de passar embutida, um apoio dobrável sobre o tanque e armários planejados que aproveitam todo o espaço e armazenam os itens e acessórios de limpeza.
Este tipo de mobília também é uma boa opção para outros ambientes da casa, confira como ter um quarto multifuncional.
8. Invista na iluminação
Em um projeto de lavanderia, o ideal é priorizar a entrada de luz natural. Mas quando isso não é possível, devemos pensar em recursos que deixem o ambiente bem iluminado para que as atividades realizadas ali sejam feitas de maneira eficiente.
Opte por lâmpadas de luz branca e com maior potência. Pode-se instalar luminárias em pontos específicos como acima do tanque.
Manter o ambiente bem ventilado também é muito importante para auxiliar na secagem das roupas. Deixe as janelas abertas pelo menos no meio do dia para facilitar a circulação de ar.
9. Mantenha a lavanderia organizada
Estabeleça uma rotina para cuidar da área de serviço e não deixar que esse ambiente fique desorganizado.
Pode-se definir dias fixos para lavar e passar roupas, organizar os itens nos armários ao menos uma vez por mês e fazer uma limpeza geral de tempo em tempo.
Se você tem dúvidas de como manter os ambientes organizados, confira nosso guia para organizar a casa.
E aí gostou das nossas dicas? Que tal já colocar a mão na massa e começar a deixar sua área de serviço prática, funcional e ainda bonita para realizar as tarefas domésticas do dia a dia?
Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais ideias de decoração e organização!