Seja para comprar a quantidade certa de tinta, de um novo rodapé ou de revestimentos em geral, o primeiro passo que você precisa dar para evitar gastos desnecessários é calcular o tamanho da parede em metros. Mesmo que a tarefa pareça complexa, saiba que não é nada disso. Afinal, você pode calcular sozinho tranquilamente, com apenas uma trena e um banco ou escada.
Por isso, hoje a gente trouxe tudo o que você precisa saber para calcular diversos tipos de paredes, sejam regulares ou irregulares, descontando portas, janelas e até mesmo medindo os revestimentos e as peças para a parede. Ficou interessado em aprender como medir em metros quadrados? Então venha conferir:
Como calcular o metro quadrado de uma parede?
Vamos começar do básico, com uma parede sem irregularidades. Pegue uma trena, régua ou material que tiver em casa para tirar as medidas e vá até a parede, nela você precisará medir a sua altura e largura. É importante que você tome cuidado para não medir com a trena torta, pois assim o resultado sairá errado. Tente apoiar o objeto na quina da parede, seguindo a linha e deixando-o sempre reto. Depois disso, basta multiplicar as medidas da altura e da largura.
Em resumo:
- Meça a altura da parede;
- Meça a largura da parede;
- Multiplique os dois valores;
- Caso tenha portas e janela, meça sua altura e a largura, multiplique e divida o resultado.
Agora que você já sabe como calcular uma parede, vamos te ensinar a calcular a área total do cômodo. Supondo que você tenha um cômodo com duas paredes de 2m de altura e 4m de largura e outras duas paredes com 2m de altura e 8m de largura, a área total de paredes do cômodo em m² é calculada da seguinte forma:
(2xalturaxlargura) + (2xalturaxlargura das outras), ou seja, 2x2x4 = 16m² e 2x2x8 = 32m², com isso, 16m²+32m² = 48m² total de parede no cômodo.
Por fim, se precisar levar em conta o tamanho do teto também, multiplique a largura de duas paredes e o resultado você soma ao m² total das paredes. Seguindo nosso exemplo anterior:
largura da parede 1 x largura da parede 2 = 4×8
32m² (do teto) + 48m² (total das paredes) = 80m²
Lembrando: isso só funciona quando, das quatro paredes do cômodo, duas paredes tenham a mesma largura.
Exemplos de como calcular o m² da parede
Até então você aprendeu como calcular:
- O tamanho em m² de uma parede;
- O tamanho em m² de um cômodo inteiro;
- O tamanho em m² de um cômodo inteiro considerando o teto.
Para a facilitar ainda mais, confira abaixo dois exemplos com medidas diferentes. Saiba como é feito o cálculo em cada uma delas.
Exemplo 1:
Altura 3m x largura 2,7m = 8,1m²
Exemplo 2:
Altura 2,5m x largura 6m = 15 m² total da parede.
Ficou mais claro? Usando o exemplo 2, se esse cômodo, por exemplo, tivesse quatro paredes de mesmo tamanho, o cálculo total com o teto seria 4 x 2,5 x 6 = 60m². Então, 60m² + 36 (as duas larguras multiplicadas) = 96m² totais. Agora, e se a parede for irregular? O que fazer? Logo abaixo você descobre:
Como medir uma parede irregular?
Muitas casas acabam tendo um formato diferenciado do telhado, com aspectos diagonais e irregulares, e por isso o cálculo pode acabar ficando um pouco mais complexo, mas no final é uma conta simples. Vamos lá, digamos que um cômodo tenha 5m de altura de um lado e 3 de outro, com 4m de largura, basta fazer o seguinte:
Lembrando que se o formato do teto for em V invertido, divida a parede em dois e faça essa mesma fórmula acima. Enfim, a conta no exemplo dado ficaria então:
(5+3) x 4 = 8 x 4 = 32m².
32 dividido por 2 = 16 m2.
Confira outro exemplo:
Como calcular o m² de parede irregular:
Nesse caso, seria (8+15) x 25 divididos por 2 -> 23 X 25 dividido por 2 -> 575 divido por 2 = 287,5 m²
Confira também: tipos de revestimento para paredes de escritório.
Como calcular quantidade de azulejo para parede?
Agora que você já sabe como calcular o tamanho da parede em metros quadrados, vamos falar sobre o cálculo para preenchê-la com azulejos e outros revestimentos. Então, quando falamos sobre peças, sejam porcelanato, azulejo ou outras, é bem simples, basta medir quantos metros quadrados as peças tem. No geral, os azulejos costumam ser de 2,5cm de altura por 2,5cm de largura, transforme os centímetros em metros sendo assim, 0,025m por 0,025m = 0,000625m².
Se você calculou que sua parede tem 30m², pegue esse número e divida pelo tamanho em m² do azulejo. O resultado dá a quantidade total, nesse caso sendo de 48.000 peças.
No caso dos porcelanatos, mesmo tendo várias opções de tamanho, os mais usados costumam ser de 90cm por 90cm (0,9×0,9 m). Então basta fazer a multiplicação, 0,9×0,9 = 0,81 m² e então divida pelo tamanho da parede total. Seguindo o exemplo anterior de 30m² total, a quantidade de porcelanato necessário seria de, em média, 37 peças. Nesses casos também é bacana comprar um pouco a mais para caso tenha perdas.
Confira também nosso conteúdo sobre os principais tipos de forro.
Como calcular a quantidade de revestimento para a parede?
Por fim, quando falamos de revestimento em massa ou líquido, é sempre importante pedir a instrução do vendedor sobre seu rendimento. Apenas de saber o m² total que será pintado já é o suficiente para guiar a sua compra. Lembre-se também de comprar um pouco a mais para levar em conta as perdas, dessa forma compre 10% a mais de material por conta das possíveis perdas. Mas, se tiver muita irregularidade nas paredes (diagonais e tudo mais), recomendamos comprar 20% de produto a mais.
Então, conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Esperamos que sim. Se tiver qualquer pergunta sobre o assunto, pode entrar em contato conosco. Aproveite também para conferir o nosso conteúdo sobre como calcular Boiserie. Até a próxima!