Pular para o conteúdo
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Menu
  • Como combinar
  • Como Decorar
  • Tendências
  • Nossa loja
  • Pesquisar
Pesquisar

Aprenda a como calcular o metro quadrado de uma parede

  • Como Decorar
  • 22/04/2022
  • Meu Rodapé

Download em formato PDF: 

Download PDF

Seja para comprar a quantidade certa de tinta, de um novo rodapé ou de revestimentos em geral, o primeiro passo que você precisa dar para evitar gastos desnecessários é calcular o tamanho da parede em metros. Mesmo que a tarefa pareça complexa, saiba que não é nada disso. Afinal, você pode calcular sozinho tranquilamente, com apenas uma trena e um banco ou escada.

Por isso, hoje a gente trouxe tudo o que você precisa saber para calcular diversos tipos de paredes, sejam regulares ou irregulares, descontando portas, janelas e até mesmo medindo os revestimentos e as peças para a parede. Ficou interessado em aprender como medir em metros quadrados? Então venha conferir:

Imagem em destaque de uma pessoa fazendo o acabamento na parede

Indíce

  • Como calcular o metro quadrado de uma parede?
    • Exemplos de como calcular o m² da parede
    • Como medir uma parede irregular?
    • Como calcular o m² de parede irregular:
    • Como calcular quantidade de azulejo para parede?
    • Como calcular a quantidade de revestimento para a parede?
      • Boiserie de EVA Autocolante | Preto
      • Boiserie de EVA Autocolante | Verde
      • Kit de Boiseries de EVA Autocolante
      • Boiserie de EVA Autocolante | Cinza
      • Boiserie de EVA Autocolante Cortado

Como calcular o metro quadrado de uma parede?

Vamos começar do básico, com uma parede sem irregularidades. Pegue uma trena, régua ou material que tiver em casa para tirar as medidas e vá até a parede, nela você precisará medir a sua altura e largura. É importante que você tome cuidado para não medir com a trena torta, pois assim o resultado sairá errado. Tente apoiar o objeto na quina da parede, seguindo a linha e deixando-o sempre reto. Depois disso, basta multiplicar as medidas da altura e da largura.

Mulher medindo parede com fita métrica

Em resumo:

  1. Meça a altura da parede;
  2. Meça a largura da parede;
  3. Multiplique os dois valores;
  4. Caso tenha portas e janela, meça sua altura e a largura, multiplique e divida o resultado.

Agora que você já sabe como calcular uma parede, vamos te ensinar a calcular a área total do cômodo. Supondo que você tenha um cômodo com duas paredes de 2m de altura e 4m de largura e outras duas paredes com 2m de altura e 8m de largura, a área total de paredes do cômodo em m² é calculada da seguinte forma:

(2xalturaxlargura) + (2xalturaxlargura das outras), ou seja, 2x2x4 = 16m² e 2x2x8 = 32m², com isso, 16m²+32m² = 48m² total de parede no cômodo.

Imagem de casal medindo parede com fita métrica

Por fim, se precisar levar em conta o tamanho do teto também, multiplique a largura de duas paredes e o resultado você soma ao m² total das paredes. Seguindo nosso exemplo anterior:

largura da parede 1 x largura da parede 2 = 4×8

32m² (do teto) + 48m² (total das paredes) = 80m²

Lembrando: isso só funciona quando, das quatro paredes do cômodo, duas paredes tenham a mesma largura.

Exemplos de como calcular o m² da parede

Até então você aprendeu como calcular:

  • O tamanho em m² de uma parede;
  • O tamanho em m² de um cômodo inteiro;
  • O tamanho em m² de um cômodo inteiro considerando o teto.

Para a facilitar ainda mais, confira abaixo dois exemplos com medidas diferentes. Saiba como é feito o cálculo em cada uma delas.

Exemplo 1:

Imagem de uma parede com um infográfico das medidas de altura e largura

Altura 3m x largura 2,7m = 8,1m²

Exemplo 2:

Imagem de uma sala com infográfico da altura e largura

Altura 2,5m x largura 6m = 15 m² total da parede.

Ficou mais claro? Usando o exemplo 2, se esse cômodo, por exemplo, tivesse quatro paredes de mesmo tamanho, o cálculo total com o teto seria 4 x 2,5 x 6 = 60m². Então, 60m² + 36 (as duas larguras multiplicadas) = 96m² totais. Agora, e se a parede for irregular? O que fazer? Logo abaixo você descobre:

Como medir uma parede irregular?

Muitas casas acabam tendo um formato diferenciado do telhado, com aspectos diagonais e irregulares, e por isso o cálculo pode acabar ficando um pouco mais complexo, mas no final é uma conta simples. Vamos lá, digamos que um cômodo tenha 5m de altura de um lado e 3 de outro, com 4m de largura, basta fazer o seguinte:

Infográfico de como medir parede irregular

Lembrando que se o formato do teto for em V invertido, divida a parede em dois e faça essa mesma fórmula acima. Enfim, a conta no exemplo dado ficaria então:

(5+3) x 4 = 8 x 4 = 32m².

32 dividido por 2 = 16 m2.

Confira outro exemplo:

Como calcular o m² de parede irregular:

Imagem de um ambiente externo com parede irregular e infográfico com medidas

Nesse caso, seria (8+15) x 25 divididos por 2 -> 23 X 25 dividido por 2 -> 575 divido por 2 = 287,5 m²

Confira também: tipos de revestimento para paredes de escritório.

Como calcular quantidade de azulejo para parede?

Agora que você já sabe como calcular o tamanho da parede em metros quadrados, vamos falar sobre o cálculo para preenchê-la com azulejos e outros revestimentos. Então, quando falamos sobre peças, sejam porcelanato, azulejo ou outras, é bem simples, basta medir quantos metros quadrados as peças tem. No geral, os azulejos costumam ser de 2,5cm de altura por 2,5cm de largura, transforme os centímetros em metros sendo assim, 0,025m por 0,025m = 0,000625m².

Imagem de homem realizando o acabamento da parede

Se você calculou que sua parede tem 30m², pegue esse número e divida pelo tamanho em m² do azulejo. O resultado dá a quantidade total, nesse caso sendo de 48.000 peças.

No caso dos porcelanatos, mesmo tendo várias opções de tamanho, os mais usados costumam ser de 90cm por 90cm (0,9×0,9 m). Então basta fazer a multiplicação, 0,9×0,9 = 0,81 m² e então divida pelo tamanho da parede total. Seguindo o exemplo anterior de 30m² total, a quantidade de porcelanato necessário seria de, em média, 37 peças. Nesses casos também é bacana comprar um pouco a mais para caso tenha perdas.

Confira também nosso conteúdo sobre os principais tipos de forro.

Como calcular a quantidade de revestimento para a parede?

Por fim, quando falamos de revestimento em massa ou líquido, é sempre importante pedir a instrução do vendedor sobre seu rendimento. Apenas de saber o m² total que será pintado já é o suficiente para guiar a sua compra. Lembre-se também de comprar um pouco a mais para levar em conta as perdas, dessa forma compre 10% a mais de material por conta das possíveis perdas. Mas, se tiver muita irregularidade nas paredes (diagonais e tudo mais), recomendamos comprar 20% de produto a mais.

Imagem de homem colocando azulejo na parede

Então, conseguimos sanar todas as suas dúvidas? Esperamos que sim. Se tiver qualquer pergunta sobre o assunto, pode entrar em contato conosco. Aproveite também para conferir o nosso conteúdo sobre como calcular Boiserie. Até a próxima!

Fotografia de parede azul com boiserie autocolante

Boiserie de EVA Autocolante | Preto

Fotografia de decoração com boiserie em verde

Boiserie de EVA Autocolante | Verde

Kit de Boiseries de EVA Autocolante

Kit de Boiseries de EVA Autocolante

Fotografia de sala com bosierie em parede branca

Boiserie de EVA Autocolante | Cinza

Boiserie de EVA Autocolante Cortado

Boiserie de EVA Autocolante Cortado

 

Meu Rodapé

Meu Rodapé

Nós, da Meu Rodapé, somos muito mais do que apenas uma fábrica de rodapés, molduras de EVA e acabamentos, somos também um portal de informações dedicado em ajudar e inspirar você, nosso leitor, a transformar seus ambientes favoritos. Tudo isso, por meio de dicas de decoração, tendências e novidades do ramo.Afinal, sabemos que só quem mora em um ambiente realmente confortável – e que seja completamente a sua cara –, vai saber o prazer e aconchego que essas decorações oferecem. E, por mais que muitas pessoas já tenham o hábito de procurar inspirações e trends relacionadas ao famoso DIY (Do It Yourself), aqui você tem centralizado os assuntos que mais se destacam.Bom, e aqui estamos! A Meu Rodapé, por meio deste blog, é um dos principais canais de DIY do Brasil, que já é muito forte nas redes sociais, pois mobilizamos mais de 400 mil pessoas para ver dicas de "faça você mesmo".Enfim, é porque a Meu Rodapé acredita que todo mundo merece viver em um ambiente confortável, que tenha a aura de lar, que nós trazemos tantos atalhos decorativos e todos os conteúdos cuidadosamente produzidos.Mantenha-se atualizado nas tendências e nos clássicos da decoração, e sinta-se preparado para transformar o seu lar, seu ambiente de trabalho e também, a sua forma de aproveitar bons momentos. Aqui, sempre terá um universo infinito de possibilidades.
PrevAnteriorComo pintar rodapé: passo a passo para iniciantes
Próximo10 ideias de decoração de parede geométrica: inspire-seNext
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais Erros comuns ao calcular metro quadrado: evite desperdícios em obras e reformas Rodapé de poliestireno ou MDF? Entenda as diferenças e vantagens
Roda teto: como aplicar e transformar o visual do seu ambiente
Como usar cores neutras para valorizar painéis ripados, rodapés e boiseries
Quais rodapés usar com piso vinílico: altura, cor e material ideais
Facebook Instagram Youtube Pinterest

©2021 Blog Meu Rodapé | UI & UX projetada por liveSEO