Cada vez mais é preciso otimizar os espaços para aprimorar o aconchego em apartamentos. E como alternativa para promover a ideia, o conceito apartamento studio ganhou fama e forma há algumas décadas por ser uma excelente solução para a organização e decoração dos apartamentos pequenos.
Mas o que caracteriza um apartamento studio? Quais são os detalhes que os separam o apartamento studio de uma estrutura comum? E mais: como decorar um apartamento studio? Todos os pontos serão respondidos neste post da Meu Rodapé! Você é nosso convidado para conhecer melhor a ideia e aplicá-la no seu apartamento.
Boa leitura!
O que é um apartamento studio?
Um apartamento studio é caracterizado por dois pontos principais que se encontram. O primeiro está no tamanho do apartamento em questão, que fica, geralmente, entre os 30 m² e 50 m² — aliás, é um aspecto que diferencia o apartamento studio do loft, que normalmente tem de 50 m² em diante.
O outro consiste na integração completa de ambientes — ou seja, a elaboração de diferentes cômodos em um mesmo grande espaço, com divisórias estéticas e visuais substituindo as paredes físicas de alvenaria para aproveitar melhor o espaço disponível. A única exceção comum, por questões óbvias de higiene, são os banheiros.
Como surgiu o apartamento studio?
O apartamento studio surge como alternativa para criar lares amplos e versáteis mesmo em espaços pequenos, considerando os altos preços que apartamentos maiores custam nos principais centros urbanos no Brasil e no resto do mundo.
Existem registros de conceitos iniciais de apartamentos studio ainda nas décadas de 50 e 60, com o característico estilo aparecendo como alternativa de organização e aproveitamento de sobrelojas e pequenos edifícios residenciais nos centros das cidades.
Quais são os benefícios do apartamento studio?
Ao escolher morar em um apartamento studio, o morador está, na maioria das vezes, encarando uma novidade, um processo de adaptação da maneira tradicional que se entende um cômodo. Mas caso ele se adapte ao “efeito colateral”, poderá desfrutar de benefícios como:
- Montar e decorar um apartamento gastando menos;
- Pagar um aluguel geralmente mais barato;
- Morar em uma localização central;
- Maior facilidade na manutenção e organização do apartamento.
Como montar um apartamento studio?
A elaboração de um apartamento studio é feita a partir da organização de diferentes ambientes diferentes no mesmo espaço, com o segredo para essa organização estando no aproveitamento físico e estético dos itens escolhidos para integrar o apartamento.
1. Dê preferência a cores neutras
Geralmente, espaços pensados para serem apartamentos studio têm nas suas paredes e no teto de cores mais neutras, considerando principalmente as possibilidades de decoração que o ambiente pode receber.
Cores como creme, cinza, bege, off-white e paletas similares são ideais para combinar com diversos tipos de decorações, móveis e cores complementares oferecidas pelos itens escolhidos para compor o lar.
2. Móveis de designs leves e minimalistas para dividir espaços
Os móveis para a construção dos cômodos sem divisórias geralmente compartilham algumas características similares. A ideia é demarcar bem cada espaço para manter a organização de um lar, mas sem contar com móveis robustos.
Os sofás, armários e estantes para integrar os apartamentos studio são de estrutura mais leves, vazadas, com designs considerados modernos e, sobretudo, minimalistas. A ideia não é carregar o visual do espaço, mas sim aproveitar das medidas para estruturar os ambientes com elegância.
3. Aposte em móveis multifuncionais
Tanto os móveis que se destacam para dividir o espaço como os demais componentes do apartamento studio devem, preferencialmente, apresentar variadas funções. Tudo para poupar o máximo de espaço possível, sem deixar de oferecer o apoio e o conforto necessário para um verdadeiro lar!
Baús que podem ser usados como assentos, camas com compartimentos para auxiliar na organização do dormitório e demais alternativas capazes de se compactar ou de se estender conforme a necessidade — como mesas retráteis e os clássicos sofás-cama — são ótimos exemplos de móveis para um apartamento studio!
4. Aproveitamento das paredes com prateleiras e espelhos
Ainda pensando em aproveitar o espaço da melhor maneira possível, é importante olharmos para as paredes como alternativa para complementar a estrutura.
Além de servir como base para criar e instalar composições de quadros que combinem com o ambiente que você quer criar, há ainda a possibilidade de explorar a parede com estantes — garantindo ainda mais espaço para sua organização e decoração — além dos espelhos, capazes de dar uma maior sensação de profundidade ao apartamento.
5. Decore como desejar e dê destaque às cores
O conceito de versatilidade que permeia o apartamento studio permite que você explore diversos tipos de decoração. Então, abrace a oportunidade e sinta-se livre para trazer — sem exageros — o contexto que quiser para criar a atmosfera desejada.
Nossa dica fica por conta do destaque às cores dos elementos decorativos escolhidos. A ideia é gerar um contraste com as paredes geralmente neutras para deixar ainda mais clara a divisão dos cômodos enquanto reforça a decoração desejada. O conceito de “menos é mais”, segue valendo por todo o projeto!
Agora você conhece os principais conceitos de organização e decoração do apartamento studio, conceito que alia economia e praticidade as estéticas bem elaboradas, aproveitando ao máximo dos raros espaços disponíveis nos centros urbanos.
Siga contando com a Meu Rodapé para decorar e reforçar as paredes da sua casa. Os rodapés e boiseries de EVA estão entre as mais práticas e elegantes soluções de decoração, ornando perfeitamente com os conceitos de um apartamento studio. Não deixe de conferir!